A Secretaria de Turismo do DF e empresários buscam soluções para o setor
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL- convidou a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, para participar do movimento nacional “Retomada, o futuro da alimentação fora do lar”. O lançamento dessa ação aconteceu durante o Congresso Nacional da Abrasel realizado nesta quarta-feira (26).
Durante três dias, o evento vai reunir virtualmente os principais líderes empresariais do setor de alimentação e da gastronomia para discutir desafios e apresentar propostas para ganho de produtividade em bares, restaurantes e todos os envolvidos na área de alimentação.
Vanessa Mendonça acredita que a gastronomia é uma forte aliada do turismo, principalmente neste momento de retomada da economia. “É impossível pensar numa viagem e não imaginarmos conhecer os pratos típicos de determinada cultura ou região. Não consigo pensar numa viagem em que eu não tenha feito planos de conhecer um restaurante, bar ou mesmo uma adega. A gastronomia, associada ao turismo, nos proporciona experiências incríveis. Ambas as áreas amargaram grandes perdas durante o período de isolamento social imposto para conter os avanços do coronavírus. Mas é chegado o momento em que é preciso pensar na retomada dos dois setores”, destacou a secretária.
A programação de palestras e painéis terá três eixos de conteúdo: Eixo 1 – Factual, com temas como marco regulatório, tributário, trabalhista, financiamento e crédito; Eixo 2 – Brasil Novo, com pautas transformadoras sobre meios de pagamentos, vendas e pagamentos digitais, privacidade de dados e fake news, economia circular; urbanismo; contexto Brasil e mundo; e Eixo 3 – Gestão e Consumidor. Esse terceiro item vai cuidar de temas de empreendedorismo, novos modelos de empresariais; digitalização de negócios e processos; delivery e take away; gestão de pessoas, comportamento e relacionamento com o consumidor.
Grandes líderes empresariais estarão a um clique de distância dos participantes do evento. Entre os nomes já confirmados, estão: Jean Jereissati, CEO da Ambev; Gilberto Tomazoni, presidente da JBS; Henrique Braun, presidente da Coca-Cola; Olivier Anquier, chef do L’Entrecôte d’Olivier, apresentador e empreendedor; Paulo Camargo, presidente do MC Donald’s Brasil; Diego Barreto, CFO e VP de Estratégia do iFood; Tom Leite, CEO do Grupo Trigo (Spoleto, LeBonton, Koni e Gurumê); Alexandre Barreto, presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE; Isaac Azac, sócio-fundador da rede de restaurantes Paris 6; Janaína Rueda, Chef de Cozinha e proprietária do Bar da Dona Onça em SP; Andressa Cabral, chef e proprietária do Meza Bar (RJ); Roberto Guido, CEO da Z-tech Brasil; Carlos Eduardo Brandt e Breno Lobo, respectivamente chefe adjunto e chefe de subunidade do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil; Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.
A feira virtual vai trazer novos surpreendentes desenhos de negócio. Junto à programação técnica apresenta painéis e palestras, onde os participantes poderão desfrutar da feira virtual, com a presença dos principais parceiros da entidade. Paralelo a isso, será realizado o Mesa ao Vivo Brasília já em seu nono ano de sucesso.
Também em novo formato, a feira que acontece durante o Congresso Nacional Abrasel será totalmente online. A experiência, tanto para o usuário quanto para o visitante, possibilitará novos modelos de interação comercial, conforme explica o diretor de Relações Governamentais e Projetos Especiais da Abrasel, Jaime Recena. “O expositor vai poder contar com aparatos tecnológicos, como lives, vídeos, materiais para download e chat de atendimento para poder expor seu produto e atender os visitantes da melhor forma. Ao mesmo tempo que o visitante terá acesso ao Fórum, ele também terá à Feira”, completa Jaime.
Segundo o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o formato digital do Congresso da Abrasel traz mudanças marcantes. “Sabíamos que o momento de transformar o evento físico em digital chegaria, mas não de forma tão abrupta. Tivemos que pensar e estruturar uma forma segura de produzir o Congresso. Vamos nos empenhar pela melhor maneira na retomada do setor.
Vivemos a Era da Comunicação, por isso é fantástico poder de graça nesse congresso, palestrantes de qualquer parte do mundo”.