CLDF aprovou propostas que serão inseridas no Calendário Oficial de Eventos
Setembro poderá ser dedicado ao Turismo Cívico em Brasília. A Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou, na quinta-feira (3), o Projeto de Lei (PL) 507/2019 que institui no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal um mês dedicado a esse segmento turístico: “Brasília Capital do Turismo Cívico para o Brasil e para o Mundo”.
“É importante valorizar o turismo. Cada ação que fizermos nesse sentido, credibilizamos a Secretaria de Turismo, o nosso governo e o Distrito Federal para receber pessoas e para que elas possam conhecer tudo que a gente tem a oferecer”, destacou o deputado Distrital Eduardo Pedrosa, autor da proposta juntamente com o deputado distrital Cláudio Abrantes.
A Comissão também acatou o PL 586/2019, de autoria do deputado distrital Roosevelt Vilela, que cria o Dia do Turismo Rural, que será comemorado todos os dias 17 de setembro. Os dois projetos seguem para aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo Plenário da CLDF, para depois serem encaminhados para a sanção do governador Ibaneis Rocha.
De acordo com a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, as duas aprovações refletem o trabalho conjunto da Secretaria de Turismo do DF com a Câmara Legislativa para impulsionar o turismo na capital e incrementar a geração de emprego. “Nosso trabalho com os parlamentares tem sido permanente, o que tem demonstrado avanços concretos no nosso setor”, comemorou a secretária.
Para a relatora do PL 507, deputada Jaqueline Silva, a criação de um mês em homenagem ao Turismo Cívico no Brasil irá permitir o desenvolvimento de novas ações que irão promover esse segmento na capital. “Essa iniciativa valoriza a condição de Patrimônio Cultural Mundial da Capital, visa a preservação dos monumentos e símbolos nacionais e estimula o turismo”, defendeu a parlamentar.