Início / Cultura / CAIXA CULTURAL BRASÍLIA APRESENTA O PROJETO “CIRCULAÇÃO AMAZÔNIA” ENCENADO PELO CORPO DE DANÇA DO AMAZONAS

CAIXA CULTURAL BRASÍLIA APRESENTA O PROJETO “CIRCULAÇÃO AMAZÔNIA” ENCENADO PELO CORPO DE DANÇA DO AMAZONAS

Com 25 anos de atuação, de volta a Brasília, companhia mostra dois espetáculos no Teatro da CAIXA

Dando continuidade ao Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Culturala CAIXA Cultural Brasília apresenta, nos dias 23 a 25 de Fevereiro, o projeto Circulação Amazônia, com dois espetáculos realizados pelo Corpo de Dança do Amazonas, com direção de Mário Nascimento. Os ingressos serão disponibilizados 1h antes de cada espetáculo, na bilheteria do teatro.

Rios Voadores, com apresentações no dia 23 de Fevereiro, às 20h, é um espetáculo de Rosa Antuña e traz à cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. O termo rios voadores representa um fenômeno onde uma gigantesca massa de vapor de água vinda do oceano é somada à transpiração da floresta. O equilíbrio das chuvas em outras regiões do Brasil depende do equilíbrio da floresta amazônica e da formação dos rios voadores.

O espetáculo TA – Sobre ser Grande, de Mário Nascimento, com apresentações nos dias 24 de fevereiro, às 20h, e 25 de fevereiro, às 19h, reúne bailarinos para representar uma tribo da etnia Tikuna e expressar o sentimento de ser da região Norte. Para os Tikunas, povo originário do Amazonas, TA significa grande. Uma expressão curta e carregada de sentidos, já que a língua para esses povos é parte deles, os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, além de relevar toda força de um povo que vive nessa amplitude, o Amazonas.

Sobre Corpo de Dança do Amazonas

A companhia foi criada em 1998 pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, para compor os corpos artísticos do Teatro Amazonas. É referência em dança contemporânea no Amazonas e na região Norte do país, mantém uma programação artística com repertório diverso. Vem construindo um patrimônio material reconhecido nacionalmente, com mais de 60 obras realizadas com a colaboração de artistas convidados do Brasil e do exterior, que mostram a diversidade cultural local por meio da pluralidade da dança contemporânea, levando em consideração a singularidade da Amazônia e a diversidade e abrangência da cultura.

Incentivo à cultura

A última edição do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural ocorreu em 2018. Retomando o apoio do banco à produção artística e cultural brasileira, a CAIXA investirá o total de R$ 30 milhões para a ocupação das unidades, no período de setembro de 2023 a março de 2024. Por meio desse investimento, além de estimular a democratização da cultura, levando ao público uma programação diversa, a preços acessíveis, o banco ajuda a aquecer o mercado cultural e a economia, gerando emprego e renda

A CAIXA Cultural desenvolve, há 43 anos, ações voltadas à difusão da cultura brasileira: de oficinas de arte-educação à promoção de espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de obras de arte e do Acervo CAIXA nas galerias. Além da programação presencial nas unidades, a instituição promove atividades on-line, como mediações e cursos de formação.

FOTOS E VÍDEOS:

https://drive.google.com/drive/folders/18q9E-7658b6Kem2UhAB8Dgx0rwAOPSu-?usp=sharing

Video de Alex Maia 

Edição de Vídeo Wallace Heldon

Fotos de Michael Dantas

[Espetáculo] Circulação Amazônia: Corpo de Dança do Amazonas 25 anos
Local: CAIXA Cultural Brasília

Endereço:  
Data: 23 a 25 de Fevereiro de 2024

Horário: sexta e sábado, 20h; domingo, 19h

Ingressos: A entrada será gratuita, com distribuição de ingressos 1h antes de cada espetáculo, na bilheteria do teatro

Capacidade: 406 lugares

Informações: (61) 3206-9448

Classificação indicativa: livre

Acesso para pessoas com deficiência

[Oficina] Dança Livre com elenco do Corpo de Dança do Amazonas – CDA

Data: 23 de fevereiro

Horário: 14h

Vagas: 15

Inscrições: no site da CAIXA Cultural

Público-alvo: bailarinos, atores, pessoas interessadas em práticas corporais (com idade a partir de 14 anos)

Descrição: Além de refletir sobre questões como inspiração para criação, tema para uma obra e como sair da zona de conforto, o elenco do CDA e Mário Nascimento compartilhará sua experiência como coreógrafo para falar da multiplicidade do olhar sobre o espaço (desenhar com o movimento e como ocupá-lo com o corpo; como pensar a construção ao longo de um espetáculo e como transformar os espaços em um campo aberto para dança).

[Oficina] Dança Contemporânea com Mário Nascimento

Data: 24 de fevereiro

Horário: 14h

Vagas: 15

Inscrições: no site da CAIXA Cultural

Público-alvo: bailarinos e estudantes de dança (a partir dos 14 anos de idade)

Descrição: Processo cognitivo do movimento; técnicas de solo, ondulação, lateralidade, desequilíbrio e deslocamento espacial; relação entre movimento, espaço e música; construção e desconstrução.

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Casa Baco promove programação musical especial para o mês das mulheres no festival “Baco Conecta”

Durante o mês de março elas conduzem a programação musical da Casa Baco. Todas as …