Programa trará uma série de oportunidades para o segmento durante a quarentena
Com o objetivo de fomentar atividades culturais no Distrito Federal neste período de isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lança, nesta segunda-feira (06), edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) voltado para apresentações on-line. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2 milhões para até 107 projetos. A iniciativa é parte do programa Conecta Cultura, uma série de ações da Secec voltadas para auxiliar o setor durante a quarentena.
O edital FAC Apresentações On-line foi dividido em quatro linhas de apoio principais que abrangem atividades artísticas em 15 áreas distintas. Assim, serão oferecidas até 58 vagas para ações de qualificação básica e formação, 37 para montagem de espetáculos, 10 para festivais on-line, e duas para websérie ou webcanal. Para participar, os artistas e agentes culturais poderão se inscrever de 08 a 22 de abril.
Todo o processo será feito de maneira eletrônica, observando a quarentena e o isolamento social, fundamentais para conter os avanços do coronavírus. Para isso, foram ampliados os canais de atendimento à distância da Secec, com telefone e endereço de e-mail exclusivos (link). Além disso, é essencial que todas as propostas observem a necessidade de apresentar ações de acessibilidade, como ajuda técnica ou tecnologia assistiva, que incluem interpretação em libras, audiodescrição ou legendas, por exemplo.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues, o FAC Apresentações On-line traduz uma preocupação de todo o Governo do Distrito Federal com a situação dos produtores culturais, que tiveram de paralisar suas atividades em razão do isolamento. Ele afirma que o objetivo é incentivar as produções em novos formatos, e promover a descentralização de recursos.
“O edital é um socorro à classe artística, que está inviabilizada de realizar apresentações, e também um alento aos que estão em casa, já que a arte é um remédio para a alma”, pontua ao lembrar que toda a construção do certame obedeceu aos critérios estabelecidos pela Lei Orgânica da Cultura (LOC). “Observamos rigorosamente todos os passos, incluindo a deliberação do Conselho de Cultura do Distrito Federal”.
A fim de garantir a descentralização dos recursos, bem como ampliar o alcance do FAC Apresentações On-Line, a Secec abriu prazo, até 16 de abril, para renovação ou inscrição de proponentes no Cadastro de Entes e Agentes Culturais (Ceac), documento essencial para concorrer ao edital. “Estamos buscando facilitar ao máximo a participação dos artistas, para atender o maior número possível de pessoas”, explica.
Conecta Cultura
O FAC Apresentações On-Line marca o lançamento do programa Conecta Cultura, uma série de ações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para fomentar o setor artístico durante o isolamento social necessário ao combate da Covid-19. Conforme portaria publicada nesta segunda-feira (06) no Diário Oficial do Distrito Federal, são iniciativas voltadas para promover e facilitar o acesso a diversas atividades culturais por meio de plataformas móveis ou mesmo dentro de casa.
O secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues aponta que o desenvolvimento de políticas públicas específicas para enfrentar este período tem sido a prioridade da pasta nas últimas semanas. “Conseguimos desenvolver uma série de projetos que serão lançados nos próximos dias, com o objetivo de manter viva a cadeia da cultura no DF”.
Um dos desafios, na visão de Bartolomeu Rodrigues, é aliar a celeridade na execução dos projetos aos regramentos legais. “Por isso criamos uma verdadeira força-tarefa, unindo esforços para tirar do papel todas as ideias que elaboramos”, conta.
Ele indica que o Conecta Cultura é um projeto ambicioso, que trará uma série de oportunidades para o setor cultural, além de oferecer arte e lazer para quem enfrenta em casa o confinamento. “Temos buscado maneiras de auxiliar o segmento cultural com o fomento, mas também trabalhamos junto aos nossos equipamentos culturais para trazer conteúdo de qualidade para a comunidade”, diz.
Confira aqui<http://www.cultura.df.gov.br/conecta-cultura-garante-recursos-para-socorrer-artistas-do-df/> o edital.