
Com a homenagem voltada principalmente aos candangos que vieram do nordeste para a construção de Brasília, a programação multicultural inclui roda de conversa, exibição de curta, artista locais e nacionais como Alessandra Leão, Jorge du Peixe e Juliana Linhares
O legado dos pioneiros construtores é inescapável, está em todos os cantos de Brasília. Como forma de celebrar a memória, a cultura e a resistência dos nordestinos que migraram para o Planalto Central, o projeto Conterrâneos Novos de Guerra reverencia os trabalhadores que transformaram o cerrado em capital, conectando suas histórias de luta às expressões culturais do presente. Nesta 2ª edição, o projeto amplia o diálogo entre gerações, territórios e linguagens artísticas, fortalecendo os laços entre o sertão, o mangue e o quadradinho.
Com programações nos dias 29 de abril, no Centro Tradicional de Invenção Cultural (sede do grupo Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro, na 813 Sul); e 1º de maio, no Museu Nacional da República, a iniciativa se inspira na obra do cineasta Vladimir Carvalho — especialmente o documentário “Conterrâneos Velhos de Guerra”. Em 2025, o evento presta uma homenagem póstuma ao cineasta, falecido em outubro de 2024, reconhecendo seu papel essencial na preservação da memória candanga e do cinema brasileiro. Nos dois dias a entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla.
Realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, patrocinado pela NeoEnergia Brasília, uma iniciativa do Instituto NeoEnergia e apoiado pelo Museu Nacional da República. A realização é do Centro Tradicional de Invenção Cultural, SECEC-DF e GDF.
Centro de Invenção
A abertura da 2ª edição acontece na sede do Fuá do Seu Estrelo às 18h30 e conta com a exibição do filme “Vladimir Carvalho – Cinema & Memória”, de Marcia Zarur, às 19h. Em seguida, às 19h30, a diretora e o Mestre do Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Tico Magalhães, vão comandar uma roda de conversa sobre a figura central do filme exibido. “Ele não só foi o maior documentarista do país, como também deu uma contribuição inestimável para Brasília, no cinema, na educação e na própria formação da identidade brasiliense”, assinala Marcia Zarur.
A cineasta lembra que a capital da República foi erguida por pessoas que vieram de todos os cantos do país. “A nossa maior riqueza é justamente essa mistura e é fundamental preservarmos essa memória e valorizarmos a contribuição múltipla que faz de nós, brasilienses, a síntese do país.”
Por fim, às 20h30, o rufar dos tambores de Seu Estrelo presta uma linda homenagem a Vladimir Carvalho, reconhecendo toda a contribuição do cineasta para Brasília. “Conterrâneos Novos de Guerra é um brinquedo de batalha contra todas as amarras e políticas de desencanto da vida. Uma mistura azogada entre fazedores de arte cerratenses e nordestinos para espantar os aperreios, vencer as demandas e avivar o ser”, celebra Tico Magalhães.
Museu Nacional
A festa no Museu Nacional será com muita música, com abertura do evento às 18h. Roberto Corrêa abre os trabalhos, com show começando às 19h. A Orquestra Alada Trovão da Mata divide apresentação com a pernambucana Alessandra Leão.
Vocalista do Nação Zumbi, Jorge du Peixe leva show solo Baião Granfino, com repertório recheado de releituras do mestre Luiz Gonzaga, às 21h30. A programação também conta com os DJs J4k3 e Jazz, que tocam a partir das 22h30. E como não poderia ser diferente, os anfitriões da noite, o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro também vão marcar presença, junto à convidada Juliana Linhares (RN), às 23h. O evento conta com tradutores de LIBRAS.
Programação completa
Conterrâneos Novos de Guerra – Ser-tão Candango
29 de Abril – Terça-feira – Roda de Conversa
Local: Centro Tradicional de Invenção Cultural, 813 sul – sede do Fuá de Seu Estrelo
- 18:30H Abertura da Casa
- 19H Exibição do filme “Vladimir Carvalho – Cinema & Memória” de Marcia Zarur
- 19:30H Roda de conversa com Marcia Zarur e Tico Magalhães
- 20:30H Rufar de tambores em Homenagem a Vladimir Carvalho
ENTRADA GRATUITA
01 de maio – Quinta-feira, feriado – Shows no Museu
Local: Museu Nacional da República, área externa
- 18H Abertura
- 19H Roberto Corrêa (DF)
- 20H Orquestra Alada Trovão da Mata (DF) convida Alê Leão (PE)
- 21:30H Jorge du Peixe (PE) canta Baião Granfino
- 22:30H DJ J4k3 + DJ Jazz
- 23H Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) convida Juliana Linhares (RN)
- 00H DJ J4k3 + DJ Jazz
ENTRADA GRATUITAIngressos: https://www.sympla.com.br/evento/conterraneos-novos-de-guerra-2025/2923962