Brasília recebe festival internacional de dança que acontece em 33 cidades de 5 regiões brasileiras
*Apresentações dias 22 e 23 de agosto no Museu da República e no Centro Cultural Banco do Brasil
*Companhias do Brasil, da Espanha e de Israel
Um festival diferente de todos os demais, Dança em Trânsito chega à 22ª edição como um dos maiores e mais abrangentes eventos internacionais de dança contemporânea do país. O festival se estende de fevereiro a outubro e circula por 33 cidades de cinco regiões brasileiras com 31 companhias de dança nacionais e de países como Canadá, Colômbia, Eslovênia, Espanha, França e Itália, dentre vários outros. Em Brasília, o festival acontece de 21 a 23 de agosto, no Museu Nacional da República e no Centro Cultural Banco do Brasil. A direção geral é de Giselle Tápias. O 22º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.
A programação de Dança em Trânsito em Brasília inclui apresentações de grupos do Brasil, da Espanha e de Israel e uma residência artística, com o coreógrafo israelense Michael Getman, para bailarinos pré-selecionados. O resultado do trabalho da residência também será conhecido pelo público.
No dia 22, a programação será no Museu Nacional, ocupando diferentes espaços. As apresentações começam às 17h30, com o trabalho da companhia carioca Afrobunkerem “Descaminhos”. Em seguida, o talento reconhecido da coreógrafa Márcia Milhazes (apontada um dos 10 mais importantes artistas da dança no Brasil) está em “Guarde-me”. E a noite ainda reserva a apresentação do resultado da residência artística, além da obra “Todo esse ruído”, da companhia QABALUM, de Pamplona, na Espanha, e do novo trabalho do Grupo Tápias, “Portátil”, com coreografia e direção de Flávia Tápias.
No dia 23, Dança em Trânsito se transfere para o Centro Cultural Banco do Brasil, dando foco ao trabalho do coreógrafo israelense Michael Getman. Na área externa do CCBB, serão apresentados os espetáculos “Descaminhos”, da companhia Afrobunker, e o resultado da residência artística, coordenada pelo israelense. Já no teatro será possível conhecer a mais recente coreografia de Getman, “First things”, em apresentação única, com ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
DANÇA EM TRÂNSITO 2024 – O Dança em Trânsito teve início em fevereiro, com apresentações de artistas e companhias de dança, no novo portal da dança da cidade do Rio de Janeiro, o Espaço Tápias. E desde 20 de junho, iniciou sua itinerância por 13 estados brasileiros que só será concluída em 1º de outubro.
Ao todo, 31 companhias e artistas do Brasil, Burkina Faso, Canadá, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, República Tcheca e Ucrânia ocupam palcos e espaços públicos de 10 capitais brasileiras e 23 outras cidades com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem residências de criação e de intercâmbio profissional com criação e circulação; intercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileira; workshops com criação; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.
Até 1º de outubro, o festival passa por Belo Horizonte, Brumadinho, Coronel Fabriciano/Timóteo, Ipatinga, Aimorés e Governador Valadares (MG); Baixo Guandú, Vila Velha e Vitória (ES); Entre Rios do Sul (RS); Alto Bela Vista e Florianópolis (SC); Curitiba (PR); São Paulo (SP); Rio de Janeiro (RJ); Salvador (BA); Ilha do Combú, Belém, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Curionópolis/Serra Pelada(PA); Brasília (DF); Imperatriz, Açailândia, Pindaré-Mirim, Itapecuru-Mirim e São Luís (MA); Quatis, Resende, Volta Redonda e Mangaratiba/Itaguaí (RJ).
O 22º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.
UM POUCO DE HISTÓRIA – Criado em 2002, Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos. Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação, e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea.
NÚMEROS QUE FALAM – Desde a sua criação, em 2002, o Dança em Trânsito já promoveu mais de 1.272 apresentações, envolvendo 114 companhias de 21 países, em mais de 43 cidades das cinco regiões do Brasil e no exterior, para um público de mais de 100 mil pessoas. Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online, indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão”, e, em 2021, a primeira edição híbrida, que envolveu 25 cidades.
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Promovida em diversas cidades, a atividade acontece sob orientação de artistas e coreógrafos convidados de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Estes profissionais criam coreografias para os artistas brasileiros e estrangeiros selecionados. A ideia é fortalecer a troca de experiências e ampliar o conhecimento de novas formas de criação. Em Brasília, a residência será coordenada pelo israelense Michael Getman, no período de 15 a 21 de agosto, no Centro de Dança, para bailarinos pré-selecionados, e o público poderá conhecer o resultado do trabalho em duas apresentações: dia 22, às 18h30, no Museu Nacional da República, e dia 23, às 20h, no CCBB.
O trabalho visa aprofundar as complexidades do corpo dos intérpretes e a sua impressionante capacidade de adaptação e expressividade. Explora as diversas maneiras como o significado é gerado por meio de ações, gestos, palavras, movimentos e pensamentos, criando uma fisicalidade expressiva e apaixonada. Os intérpretes investigam ainda o repertório da obra “FirstThings”, na qual as relações entre palavras, gestos e pensamentos refinam a compreensão de reconhecimento, expressão, representação e virtuosismo mental/físico – a mente como motor físico e o corpo como uma força pensante.
MICHAEL GETMAN– Bailarino e coreógrafo nascido em Israel e com formação profissional pela Escola de Dança Bat-Dor. Como dançarino, integrou diversas companhias israelenses e europeias. Seu trabalho como coreógrafo conquistou importantes premiações em duas competições internacionais: Concurso Internacional de Coreografia Cross Connection Ballet, Copenhagen em 2008, e Concurso Coreográfico Internacional No Ballet, na Alemanha em 2014. Getman ministra workshops baseados em pesquisa e improvisação para profissionais e amadores e para programas de bacharelado e mestrado em diferentes universidades e programas de escolas de arte.
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FORMAÇÃO E GERAÇÃO DE EMPREGO PARA PROFESSORES MULTIPLICADORES
Durante o Dança em Trânsito 2024, a Metodologia Tápias de Dança será apresentada aos professores de dança de cidades distantes das metrópoles, democratizando o acesso à arte e à cultura. De maio a julho de 2024, em um período de 3 meses, esses professores serão orientados através de encontros online, uma vez por semana, por Flávia Tápias, Luciana Ponso e/ou convidados. Ao final do projeto, os professores terão novas habilidades técnicas para o ensino da dança, e estarão aptos a multiplicar seu conhecimento para outras turmas de alunos, além de terem vivenciado novos valores culturais para si e para todos os envolvidos ao longo do processo. O objetivo deste projeto é tornar os professores multiplicadores das aprendizagens adquiridas, impactar positivamente suas vidas e gerar novas oportunidades de renda.
Com Flávia Tápias, Luciana Ponso e professores convidados.
Aulas online todas as sextas – de maio a julho.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados pela Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org.
Sobre a ENGIE
No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10,5 GW em 99 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Sobre a VW Caminhões e Ônibus
Fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, a VW Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras de caminhões e ônibus da América Latina. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: produtos sob medida e um excelente serviço de pós-vendas. A empresa também é referência em inovações tecnológicas. A empresa busca sempre soluções que reduzam o impacto ambiental e ajudem a preservar o meio ambiente. Há 40 anos, a fabricante mantém seu compromisso de desenvolver veículos que superem as exigências dos clientes – onde quer que eles rodem, seja pelas estradas brasileiras, latino-americanas ou africanas.
PROGRAMAÇÃO BRASÍLIA
22/08, quinta
ONDE | HORÁRIO | CIA/ARTISTA(S) | COREOGRAFIA |
Museu da República | 17h30 | Afrobunker (Rio de Janeiro, RJ) | Descaminhos15 min. |
Museu da República | 18h | Marcia Milhazes | Guarde-me 30 min. |
Museu da República | 18h30 | Resultado da residência de criação por Michael Getman (Tel-Aviv, Israel) | |
Museu da República | 18h45 | QABALUM (Pamplona, Espanha) | Todo esse ruído23 min. |
Museu da República | 19h30 | Grupo Tápias | Portátil 30 min. |
23/08, sexta
ONDE | HORÁRIO | CIA/ARTISTA(S) | COREOGRAFIA |
CCBB | 19h30 | Afrobunker (Rio de Janeiro, RJ) | Descaminhos15 min. |
CCBB | 20h | Resultado da residência de criação por Michael Getman (Tel-Aviv, Israel) | |
CCBB – TEATRO | 20h | Michael Getman (Tel-Aviv, Israel) | FIRST THINGS 60 min. |
COMPANHIAS CONVIDADAS
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Afrobunker (Rio de Janeiro, RJ)
DESCAMINHOS(15 min)
Dia 22/08 – Museu da República – 17h30
Dia 23/08 – CCBB – 19h30
Quando se instiga o querer saber de onde vem os nossos desejos de mover, percebemos que é um caminho muito complexo, com turbulências e apagamentos. O corpo reverbera espasmos como resposta, nos guia para o que trará motivo real da necessidade de expressar, no lugar de memória que esse corpo tem na hora de agir.
Somos plurais dentro dessa trajetória, enxergamos e liberamos espasmos corporais diferentes, cada um dentro da sua vivência, em algum momento, esses espasmos se conectam, se encaixam, se encontram na mesma necessidade de mover para pontuar tal caminhar, para reviver vontades que ganharam outro nome e se transformaram em algo mais nítido para nós.
Nossos movimentos são resultados de descaminhos referentes a muitas vontades deixadas e apagadas lá atrás, nossa obra denuncia os contrabandos feitos até hoje com os nossos corpos, nossos modos de viver e nossas culturas. Queremos renomear os respectivos, na intenção de reviver e escurecer o que foi clareado.
Intérpretes: Romec, Júnior, Ademir e Suet.
Videomaker e fotógrafo: Suet
Criadores: Romec, Júnior, Ademir, Suet, Mumu e Natan.
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Márcia Milhazes Companhia de Dança (Rio de Janeiro, RJ)
GUARDE-ME (30 min)
Dia 22/08 – Museu da República – 18h
Segunda parte de uma trilogia que aborda o universo de cartas de amor. Um registro coreográfico que mergulha no campo emocional de um homem e uma mulher. Juntos, sem linha divisória, propõem que o mundo real se confunda com o dos sentidos num jogo de realismo poético.
Fantasias da alma como tentativas de elos para falar das inabilidades das relações afetivas. Um espaço livre que os move entre a força de um silêncio barulhento e o mundo que os acolhe.Corpos – Cartas – Paisagens de memórias
Coreografia/Direçãoartística/Concepção – Marcia Milhazes
Bailarinos – Ana Amélia Vianna e Domenico Salvatore
Desenho de luz – Marcia Milhazes e Glauce Milhazes
Criação do Figurino – Marcia Milhazes
Confecção do Figurino – Eunice Muniz
Conjunto de Câmara:Eduardo Antonello – Cravo, Viola da Gamba e MaestroRoger Lagr – Violino barroco
Pedro Hausselmann – Viola da Gamba, Flautas e Gaita de Fole
Fotografia – Alex Ribeiro
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Grupo Tápias (Rio de Janeiro/RJ)
PORTÁTIL 2024 (20 min)
Dia 22/08 – Museu da República – 19h30
A performance prevê um mergulho nas possibilidades da realidade virtual trazendo a interface entre dança, tecnologia e natureza. Com realidades inventadas e com a investigação da dança em imagens em 360º, a ação propõe um mergulho poético,no qual o espectador é convidado a entrarnum ambiente virtual e experimentar movimentos de dança, estando consciente de que, a partir da realidade virtual, experimenta certa segurança e, por isso, pode até dançar.
A obra pretende provocar sensorialmente reflexões sobre os temas real e virtual, risco e confiança, movimento e pausa, razão e emoção, incentivando a pesquisa e o cruzamento de diferentes linguagens para ampliar a visão sobre si mesmo e o mundo.Para essa performance as imagens em 360º foram registradas em lugares impactantes, onde as bordas do horizonte das faixas de mar, areia e floresta, provocam sensações imersivas espetaculares.
Concepção e direção coreográfica: Flávia Tápias
Colaboração Artística: Giselle Tápias
Criadores, intérpretes: Flávia Tápias, Luciana Ponso, Roberto Silva, Janaína Ciodário e convidados
Assistente de direção e concepção: Luciana Ponso
Videomaker, montagem e tecnologia VR: Thales Ferreira
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Michael Getman (Tel-Aviv, Israel)
FIRST THINGS(15 min para espaços externos e 30 min na versão para teatro)
Dia 23/08 – Teatro do CCBB – 20h
Imagine.Um mundo onde não há distância entre ele e o nosso conhecimento dele. Como então falar sobre isso? Talvez fiquemos inteiramente focados em nos sintonizar interiormente, como se afinasse um instrumento para alcançar precisão. “FirstThings” concentra-se nos diferentes aspectos da experiência que o artista tem de si mesmo no mundo.Cada parte surge de uma premissa simples; um corpo- um ponto no espaço, um corpo – uma batida, um corpo – uma palavra.Gradualmente, um acúmulo de tarefas desafia o intérprete a se agarrar à estrutura existente, acabando por criar uma fratura na estrutura da coreografia e desvendar um novo horizonte emocional e visceral.
“FirstThings” espreita entre o que está sendo dito e o que é dito nas entrelinhas – tijolo por tijolo, uma tentativa pessoal de tocar o humano – uma armadilha visível.
Coreografia: Michael Getman
Intérprete: Ariel Gelbart
Dramaturga: Yael Venezia
Som original: Gal Hochberg
Design de som: Gal Hochberg, Michael Getman
Design de luz: NadavBarnea
Técnico de Luz: BaruchiSpigelman
Branding e mídias sociais: LaetitiaBoulud
Relações internacionais: Gloria De Angeli
Resultado da residência de criação
Dia 22/08 – Museu da República – 18h30
Dia 23/08 – CCBB – 19h45
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QabalumCompany(Pamplona,Espanha)
TODO ESTE RUIDO (23 min)
Dia 22 de agosto – Museu da República
Talvez todas as vidas sejam tecidas porque a natureza é um mundo incompreensível, caótico e absolutocódigo cuja única alterabilidade é erro. E talvez habitemos um ecossistema matemático e este corpo seja uma espécie de avatar e o nosso genoma seja um algoritmo. E os meus átomos e os seus, como pixels de uma imagem, não são nossos, e um dia se separarão para dar origem a outras imagens, outras histórias. E você e eu, que viemos de tão longe, que atravessamos o cosmos para chegar aqui mesmo, nos dissolveremos, aos poucos, na eternidade da qual já fazemos parte.
Ficha técnica:
Criação e atuação: Diego Pazó e Lucía Burguete
Pilotagem de drones e assistência técnica: Navarradrones
Música original: VV.AA.
Composição musical: Diego Pazó
Figurinos: Lucía Burguete e Diego Pazó
Assistência de figurino: Eva María González
Fotografia: Ioar Labat
Vídeo: Coletivo Nostalgia | Bárbara Fernández e David Mendizábal
Dossiê e texto original: Diego Pazó
Assistência artística: Akira Yoshida, Sandra Muñiz.
Apoiado por: Festival Pies Para Qué Los Quiero, Centro de Dança Zaragoza, Festival Corpo Romo, Residencias Dantzalabea, Programa DNA, Harrobi Ansoáin, Baragazte Barañáin.
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FICHA TÉCNICA GERAL:
Direção geral: Giselle Tápias
Direção artística: Giselle Tápias e Flávia Tápias
Curadoria: Giselle Tápias, Flávia Tápias, Luciana Ponso e Jacqueline Bonelli
Assistente de direção: Sandra Queiroz e Renata Marques
Direção de Produção: Lilian Bertin
Produção executiva: Calu Tornaghi e Liliana Xavier
Assessoria de imprensa Rio de Janeiro e Geral: Leila Grimming
Contatos artísticos: Lia Meirelles
Produção em Brasília/DF: Amanda Guedes
Assessoria em Brasília: OBJETO SIM – Gioconda Caputo e Carmem Moretzsohn
Identidade visual, Web design: Fernanda Valois | TRUQUE
Design gráfico: Fernanda Valois | TRUQUE
Coordenação técnica e de palco: Louis Radavelli
Vídeos e streaming: Thales Ferreira e Luciana Ponso
Revisão de textos: Renata Marques e Sandra Queiroz
Fotografia e vídeo: Fernanda Valois I TRUQUE
Redes Sociais: DIEGO GERMANO
Assessoria Contábil: Fóres Contábil
Equipe de apoio: Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia
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PATROCÍNIO MASTER
INSTITUTOCULTURALVALE
PATROCÍNIO
VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS ENGIE BRASIL ENERGIA
PARCERIA:
Embaixada da Espanha em Brasília
Embaixada de Israel em Brasília
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal Museu de República – Brasília
REALIZAÇÃO
EspaçoTápias
Lei de Incentivo à Cultura Ministério da Cultura
Governo Federal BRASIL união e reconstrução
“VAMOSPRESERVAROMEIOAMBIENTE”.
Classificação:LIVRE
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SERVIÇO
Dia 22/08 – Museu Nacional da República
Horário:a partir das 17h30
Entrada franca
Dia 23/08 – Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Horário: a partir das 19h30
Entrada franca para os espetáculos na área externa
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) para espetáculo no teatro