Na Semana do Meio Ambiente, Brasília recebe drive-thru sustentável para descarte e doação de resíduos eletroeletrônicos. Reciclotech é um programa de qualificação tecnológica e educação ambiental da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF
A Campanha, que acontece entre os dias 7 e 13 de junho, vai reciclar aparelhos e pilhas sem condições de uso recolhidos em diferentes pontos de coleta: Palácio do Buriti, Câmara dos Deputados, Senado Federal, TCU, Ministério das Comunicações e CCBB Brasília.
Brasília (DF) recebe, na Semana do Meio Ambiente (entre os dias 7 e 13), diversos pontos de coleta para o descarte correto de resíduos eletrônicos (veja os detalhes abaixo). A ação ‘Drive-thru sustentável Brasília 2021’ é promovida pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil, a OSC Programando o Futuro, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, em parceria com diversos órgãos governamentais.
A população poderá descartar eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte que já não possuem mais utilidade, como computadores, impressoras, televisores, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos (acesse a lista completa aqui). A entrega será feita sem sair do carro, respeitando as regras de distanciamento social impostas por causa da pandemia do novo coronavírus. Basta levá-los para os postos de coleta listados abaixo entre às 10h e 16h.
Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – o programa atua na conscientização do descarte correto desses materiais, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia, através do recondicionamento e doações de equipamentos. O RECICLOTECH atua na proteção do meio ambiente por meio do desfazimento correto e coleta seletiva, ainda, a capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltados à tecnologia. “O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente. Somos a única usina de reciclagem da América Latina e já foram instalados 43 PEVs (ponto de entrega voluntária), realizadas 22 caravanas e arrecadadas, aproximadamente, 50 toneladas de lixo eletrônico”, afirma o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.
Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.
A campanha faz parte do Reciclotech, programa que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os itens sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino. O movimento torna-se ainda mais importante nesse momento de pandemia, em que ficou clara a vulnerabilidade de muitos estudantes pela exclusão digital.
Reciclagem de REEE – O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site https://eletroniconaoelixo.com.br/ é possível ter acesso a informações e dados sobre a geração destes resíduos. No portal do movimento também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
Caso não consiga participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza atualmente 27 Pontos de Entrega Voluntária de eletroeletrônicos e 162 exclusivos de pilhas no Distrito Federal.
Serviço:
Drive-thru sustentável Brasília 2021
Informações: (61) 99231-1923 (Valéria)
Redes Sociais: @eletroniconaoelixo, @reciclotech e @sectidf
Dia: 7 de junho, segunda-feira
Local: Palácio do Buriti
Endereço: Zona Cívico-Administrativa
Horário: 10h às 16h
Dia: 8 de junho, terça-feira
Local: Câmara dos Deputados
Endereço: Anexo IV – Via S2
Horário: 10h às 16h
Dia: 9 de junho, quarta-feira
Local: Senado Federal
Endereço: Gráfica do Senado Via N2
Horário: 10h às 16h
Dia: 10 de junho, quinta-feira
Local: Tribunal de Contas da União (TCU)
Endereço:St. de Administração Federal Sul – Asa Sul Via S2 – entrada da garagem do Anexo III
Horário: 10h às 16h
Dia: 11 de junho, sexta-feira
Local: Ministério das Comunicações
Endereço: Esplanada dos Ministérios, estacionamento do Bloco R – Zona Cívico Administrativa
Horário: 10h às 16h
Dias: 12 e 13 de junho, sábado e domingo
Local: CCBB Brasília
Endereço: SCES Trecho 2 Lote 22 Edif. Pres. Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul
Horário: 10h às 16h
Telefone: (61) 99231-1923 Valéria