Professora do Colégio Seriös, formada pela Le Cordon Bleu Paris, explica a relação das refeições com o desenvolvimento dos alunos. A profissional também ensina três receitas práticas, saborosas e saudáveis para os jovens
Os alimentos desempenham uma função extremamente importante na fase de crescimento de crianças e adolescentes. Por meio da alimentação saudável, é possível prevenir a obesidade infantil e, consequentemente, afastar futuras doenças para a vida adulta. Além disso, sabe-se que, com refeições equilibradas e com variedade de nutrientes, é possível melhorar até mesmo o desempenho dos jovens dentro das instituições de ensino.
Em 2014, a Universidade de Ohio, nos Estados Unidos (EUA), publicou um estudo na revista Clinical Pediatrics, afirmando que comer fast-food pode gerar um pior desempenho escolar. De acordo com o levantamento, foi registrada uma queda na pontuação média na matéria de Ciência. As crianças que tinham o costume de consumir os alimentos industrializados diariamente chegaram a pontuar 79, enquanto as que se alimentavam corretamente tiveram nota 83. Na época, as informações foram passadas pelo jornal O Globo.
Carolina Jorge e Costa, professora de Gastronomia dos Anos Iniciais e Finais do Colégio Seriös e com certificação da rede internacional de ensino Le Cordon Bleu Paris, explica que uma boa alimentação é importante tanto para o desenvolvimento corpóreo quanto psicomotor de crianças e adolescentes.
“O aluno que se alimenta de forma adequada certamente terá um ganho intelectual maior, mais saúde e, também, mais disposição no dia a dia. A alimentação equilibrada e saudável influi diretamente no desenvolvimento do corpo humano e na atenção e no foco do aluno, favorecendo os processos cognitivos”, informa a profissional.
Para montar um cardápio rico e variado, mas que atenda às necessidades nutricionais dos jovens, é preciso estar atento à base da pirâmide alimentar brasileira. Os carboidratos, presentes na estrutura, são muito consumidos. Entretanto, é sugerido trocá-los pela versão integral. Isso se deve ao fato de que os pães, cereais, arroz e todas as massas, ao serem ingeridas, são convertidas em açúcar no sangue. Por outro lado, ao consumir um alimento integral, há mais fibras, vitaminas e minerais para o corpo absorver.
A profissional chama atenção para o topo da pirâmide, onde há a presença de óleos, gorduras, açúcares e doces. “Ricos em carboidratos simples, os açúcares não possuem fibras e apresentam poucos nutrientes. Logo, devem ser evitados. É importante frisar que quanto melhor a alimentação, mais energia e disposição física e mental os alunos terão”, pontua Carolina.
Incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis, normalmente, pode ser um problema para algumas famílias. Por isso, é necessário buscar novas ideias para que a hora da refeição não seja um momento para causar dores de cabeça. As frutas, verduras e legumes são as que mais são rejeitadas pela juventude. Todavia, esse cenário pode mudar ao inserir a criança ou o adolescente no preparo dos alimentos.
“Essa ‘contextualização’ do alimento pode despertar o interesse dos mais novos, fazendo com que eles percebam a sua importância e relevância. Um dos nossos combinados com as crianças, durante as aulas, é experimentar e respeitar os alimentos. Eles podem até não gostar, mas os incentivamos sempre a consumir para conhecer o sabor”, informa Carolina.
Além disso, é fundamental conversar com os jovens a respeito da importância de uma boa alimentação. Segundo a professora, ressaltar e valorizar o papel dos alimentos frescos e orgânicos é outra medida importante para despertar a consciência dos alunos quanto a importância dos alimentos.
Para mudar a rotina alimentar, Carolina oferece três receitas práticas e saudáveis para serem colocadas no cardápio dos jovens. Confira:
Granola caseira
§ Rica fonte de fibras e castanhas ricas em minerais importantes para nosso corpo
Ingredientes:
– 500g de aveia em flocos grossos;
– 1/2 xícara de óleo de coco;
– 1/4 xícara de mel ou melaço;
– 1 pitada de sal;
– Grãos a gosto (gergelim, linhaça, chia, semente de girassol, etc);
– Castanhas a gosto (amêndoas, castanha de caju, do Pará, etc);
– Especiarias a gosto (cravo em pó, canela em pó, cardamomo em pó, gengibre em pó);
– Frutas secas a gosto (damasco, uva passa, lascas de coco, goji berries, etc).
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Dissolva, em fogo baixo, o óleo de coco e o mel ou melaço, até que derretam e fiquem líquidos. Em uma vasilha grande, misture todos os ingredientes secos, exceto as frutas secas. Junte os secos com os líquidos, exceto as frutas, e misture bem. Espalhe essa mistura em algumas assadeiras e leve ao forno. Monitore seu forno a cada 5 minutos. O tempo tende a variar entre 15 a 20 minutos. Quando a granola estiver levemente dourada, tire do forno e deixe esfriar na própria assadeira. Quando estiver fria, acrescente as frutas secas.
Sopa de lentilha
§ A lentilha é fonte de proteínas vegetais e muito rico em ferro
Ingredientes:
– 1,5 colher (sopa) de azeite;
– 1,5 colher (sopa) de manteiga – opcional;
– 1 cebola média picada;
– 2 dentes de alho;
– Ramos de tomilho (a gosto);
– 1 cenoura pequena ralada finamente;
– 2 folhas de louro;
– 1 tomate médio OU uma colher (sopa) de extrato de tomate;
– Pimenta do reino (opcional);
– 200g de lentilha;
– 800 ml de água;
– Sal a gosto.
Acompanhamentos sugeridos: pão integral e mostarda Dijon
Modo de preparo
Em uma panela média, esquente o azeite e a manteiga. Adicione o tomilho e o louro. Acrescente a cebola picada finamente. Descasque os dentes de alho, amasse-os com uma faca e os adicione. Tempere com pimento do reino. Em seguida, junte a cenoura ralada finamente e o tomate picado em pequenos cubos OU o extrato de tomate. Acrescente a lentilha, a água e o sal. Deixe ferver por cerca de 20 minutos, sempre experimentando para conferir o ponto da lentilha. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento.
Mini hambúrguer nutritivo
§ Prato é rico em proteínas, associadas a legumes. Seu preparo permite o envolvimento direto da criança na modelagem dos hambúrgueres.
Ingredientes:
– 1/2 kg de carne moída (bovina, suína ou de frango);
– 1/2 xícara de farelo de aveia;
– 1/2 cebola média picada bem fininha;
– ½ cenoura média ralada finamente;
– 1/4 xícara de salsinha ou cebolinha picadas finamente;
– 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça;
– 2 colheres (sopa) de gergelim;
– 1 colher (sopa) de chia;
– 1 ovo;
– Sal a gosto.
Modo de preparo:
Com as mãos, misture bem todos os ingredientes. Para checar a quantidade de sal, pegue um punhadinho dessa mistura de carne e coloque dentro de um pedacinho de papel alumínio. Feche o papel alumínio, fazendo um mini envelope. Leve ao fogo (fogo direto) por cerca de 30 segundos. Abra e experimente. Após corrigir o sal, molde pequenas bolinhas de carne e depois aperte-as levemente, formando mini hambúrgueres.
SERVIÇO:
Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800
Sobre o Colégio Seriös – Há oito anos no mercado de Brasília, a instituição de ensino de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT) mescladas às demais disciplinas, que visam à aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.