Início / Cultura / Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília traz, mais uma vez para a Candangolândia, a beleza da música e da viola caipira

Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília traz, mais uma vez para a Candangolândia, a beleza da música e da viola caipira

Realizado na Praça dos Estados, o evento celebra o 30º aniversário do Clube do Violeiro Caipira

*Extensa programação será apresentada nos dias 11, 12 e 13 de agosto.

*Homenagens ao Clube do Violeiro Caipira, que celebra 30 anos

*Shows da renomada dupla de violeiros goiana, André e Andrade, da respeitada violeira, Juliana Andrade e família, e de Fernando e Osmair, aclamados como uma das melhores duplas caipiras do país.

*Participação de mais 10 violeiras e violeiros de diversos estados e do DF.

*Exposição e feira gastronômica, com comidas típicas.

O Encontro Tradicional de Violeiros e Violeiras de Brasília está de volta e prestes a acontecer nos dias 11 a 13 de agosto de 2023, celebrando a rica cultura caipira que está profundamente enraizada na identidade brasileira. Este lindo encontro destaca a importância da música caipira e da icônica viola caipira como elementos essenciais da diversidade cultural brasileira.

Candangolândia, é mais uma vez a cidade anfitriã do evento, repleta de histórias, formada por diversos migrantes vindos de todas as regiões do Brasil. O Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília é uma oportunidade especial para que a comunidade possa relembrar suas vivências e se reconectar com as tradições culturais que carrega consigo.

O evento, aberto ao público e de acesso gratuito, tem como objetivo comemorar o 30º aniversário do Clube do Violeiro Caipira. Com uma programação abrangente que conta com mais de 10 artistas nacionais e locais de destaque. O encontro garante uma experiência envolvente para os participantes. Além das apresentações musicais, o evento sediará duas exposições históricas: “Elementos da Cultura Caipira” e “30 Anos do Clube do Violeiro Caipira”.

Os objetivos deste evento não se limitam apenas a celebrar o rico legado do Clube do Violeiro Caipira, mas também a criar um ambiente acolhedor onde o público possa se envolver com os ritmos, melodias e letras da música e da viola caipira, ativar a memória coletiva, que tanto enaltece a importância desse patrimônio cultural para a identidade cultural brasileira com artistas cativantes e renomados, tanto a nível nacional quanto local.

Na programação, artistas locais e nacionais abrilhantam o evento, a noite de abertura, na sexta-feira, dia 11, traz a lindíssima apresentação da Caravana Caipira, grupo formado por 10 violeiros, que promete emocionar o público com clássicos da música e da viola caipira, misturando sentimentos de nostalgia e encantamento, dentre outros.  A tradicional dupla de violeiros, André e Andrade, estará na programação da noite de sábado (12), considerada atualmente um dos maiores representantes da música caipira. O encerramento, no domingo, traz ao palco a violeira paulista Juliana Andrade e família, considerada a madrinha das violeiras do Brasil, traz como participação especial suas filhas Lívia e Lavínia de 11 e 12 além do violeiro Cleiton Torres seu marido, e a dupla mineira Fernando e Osmair, considerados os “Embaixadores da Música Caipira do Brasil”.

As exposições oferecerão aos visitantes a oportunidade de explorar os fascinantes elementos da cultura caipira e mergulhar nos artefatos históricos dos 30 anos do Clube do Violeiro Caipira. Além disso, será realizada uma oficina de luteria que irá iluminar os participantes sobre a história do instrumento e a profissionalização da viola caipira como forma de arte tradicional.

Comprometido com o envolvimento comunitário e o crescimento socioeconômico, o Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília oferece uma plataforma para artesãos, comerciantes e a comunidade em geral gerarem renda. O evento contará com uma feira de artesanato, uma praça de alimentação que servirá a autêntica culinária local e um almoço caipira gratuito, no domingo, trazendo a tradição da Queima do Alho para a comunidade. O almoço será oferecido a 500 participantes que contribuírem com alimentos não perecíveis, os quais serão doados ao Instituto Solid’Art.

Entendendo a importância da inclusão e da diversidade, o Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília incorpora diversas ações para garantir acessibilidade e oportunidades iguais para todos os participantes. Essas iniciativas incluem interpretação simultânea em língua de sinais (Libras), espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, e a instalação de banheiros especiais.

O Encontro de Violeiros e Violeiras de Brasília é uma celebração inclusiva e diversa da cultura caipira, trazendo à tona as vivências e experiências das comunidades migrantes que compõem a cidade. É uma ocasião especial para relembrar as raízes e celebrar a diversidade cultural brasileira.

Clube do Violeiro Caipira – 30 Anos de história

Ao longo desses trinta anos, o Clube do Violeiro Caipira representa a presença autêntica da música e da viola caipira no Distrito Federal, desempenhando um papel fundamental na valorização, no fortalecimento e enriquecimento do cenário cultural local e regional, preservando e promovendo a cultura tradicional brasileira. Idealizado pelo violeiro, produtor cultural, cantador e folião de reis Volmi Batista, e também presidente emérito, o Clube do Violeiro Caipira, tem a responsabilidade de cuidar da cultura caipira de raiz, genuína e viva, definida por ele próprio como “nosso verdadeiro tesouro”.

Além disso, a instituição contribui para a formação de novos talentos, incentivando o aprendizado da viola caipira e a valorização dos artistas locais, proporcionando oportunidades para que os músicos de Brasília possam se expressar e compartilhar seus talentos com a comunidade. Por meio de suas atividades, o Clube também contribui para a preservação e difusão da história e das tradições da música e da viola caipira, para o intercâmbio cultural, estabelecendo conexões com outros grupos e entidades ligadas à música caipira em diferentes regiões do país, e incentivando o diálogo entre as tradições e a contemporaneidade.

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal. O evento é gratuito e a classificação é livre.

Para mais informações sobre o evento e a programação completa, visite as redes sociais instagram e facebook, @clubedovioleirocaipira ou entre em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone 61999317019 – 61999647945.

Programação

Sexta Feira Dia 11/08/2023

20 Horas  – Abertura das Exposições:

  • Ambientação e Elementos da Cultura Caipira
  • Acervo Clube do Violeiro Caipira – 30 Anos
  • Apresentação Musical: Caravana Caipira
  • Coquetel

 Sábado Dia 12/08/2023

 14 Horas – Oficina De Luthieria Em Instrumentos De Cordas.

 20 Horas – Apresentações Musicais

  •      Macedo e Mariano
  •     Gaby Viola
  •     Volmi Batista – Batuques e Calangos
  •     Vanderley e Valtecy
  •    André e Andrade

Domingo Dia 13/08/2023

09 Horas – Café Com Viola

 Roda de Prosa com o Tema “30 Anos Do Clube Do Violeiro Caipira – Passado, Presente e Futuro”.

 11 Horas – Apresentações Musicais

  •   Dyego e Gustavo
  •   Claudinho da Viola 
  •    Ânderes e Fernandes
  •   Aparício Ribeiro
  •   Juliana Andrade e Família – Cleiton Torres – Lívia e Lavínia
  •    Fernando e Osmair  

Atrações Do Evento

 Exposição – “Elementos Da Cultura Caipira”.

 Exposição – “Clube Do Violeiro Caipira 30 Anos”

 Feira de Artesanato.

 Praça de Alimentação de Comidas Típicas – “Gastronomia Tradicional”.

Oficina de Luteria em Instrumento de Corda – “Viola Caipira”.

Roda de Prosa – “Café Com Viola”.

Almoço Caipira Tradicional: Queima Do Alho.

Local: Praças dos Estados, entrada da Candangolândia – Brasília,DF

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Noites Pernambucanas no Clube do Choro

Orquestra Popular Marafreboi e grandes maestros de Recife celebram o frevo na Capital Dia 22 …