Crianças e adolescentes podem viver experiência gratuita de conexão com a cidade no Espaço Cultural Renato Russo
O Circuito Arte e Cidade reabre as visitas mediadas ao público. Famílias, crianças e adolescentes terão oportunidade de mergulhar em uma experiência artística e educativa com as paisagens da capital. O público é levado em um trajeto mediado, que propõe a descoberta da Unidade de Vizinhança (superquadra modelo 308 Sul) como parte das escalas do Plano Urbanístico da cidade, o passeio chega até o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), onde os participantes irão interagir com a obra DE VER CIDADE, Brasília Numa Caixa de Brincar, criada pelo coletivo de artistas ENTREVAZIOS.
Até 4 de junho, o público pode realizar as visitas gratuitas. Por meio de atividades lúdicas, os participantes serão conduzidos pela descoberta dos jardins de Burle Marx, dos blocos residenciais e das áreas de convivência e lazer; também serão instigados a experimentar jogos sonoros na praça dos cogumelos, a apreciar as carpas do espelho d’água e a conhecer a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima que carrega os primeiros azulejos do artista Athos Bulcão instalados na capital.
Após o percurso pela quadra, o público visita o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), que é o epicentro da formação de uma identidade artística e cultural do Distrito Federal. Neste espaço, os participantes poderão entrar em contato com a obra DE VER CIDADE, Brasília Numa Caixa de Brincar, que consiste em uma série de 20 blocos interativos que remetem a uma maquete da cidade e recria, de forma lúdica, as escalas do Plano Urbanístico da cidade-patrimônio Brasília, são elas: monumental, gregária, residencial e bucólica. A obra propõe diferentes formas para a criança se (re)conhecer e brincar com a cidade. Este será o momento para a composição de narrativas sobre Brasília, sob o olhar e a autoria do participante.
Agendamento para escolas particulares
Atenção, professores do ensino básico! Estão abertos novos agendamentos para o Circuito Patrimonial Arte e Cidade. Os alunos terão oportunidade de viver experiências na obra DE VER CIDADE, Brasília Numa Caixa de Brincar, criada pelo coletivo de artistas Entrevazios. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://conecta.mediato.art.br/
A previsão de atendimento é de mais 1400 estudantes de escolas públicas. Na primeira etapa do projeto, realizada em abril, foram atendidos 1432 alunos de 24 escolas de 13 regiões administrativas do Distrito Federal. A iniciativa oferece transporte para escolas que não dispõe de recursos.
Inclusão
Para que a experiência alcance a todos, há diversas ações de acessibilidade como a audiodescrição da obra completa, e uma visita com interpretação em libras. O local também é preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida. Para participar da visita traduzida é necessário fazer o agendamento Entre em contato pelo instagram @mediato.art para saber mais.
Educação e cultura
Desenvolvido pela Mediato, instituição que atua na área de mediação artística e cultural, a iniciativa tem como propósito conectar as escolas e cidadãos aos bens culturais da cidade. Durante a semana, as visitas serão realizadas com turmas de escolas públicas agendadas previamente. A previsão é de que mais de 1500 estudantes passem pela experiência. A iniciativa conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF).
Assista uma ação do Circuito Arte e Cidade:
Sobre a Mediato
Mediato é uma Tecnologia Social que atua na área de mediação artística e cultural, colaborando para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e valorização dos bens culturais. Atua no mercado cultural desde 2010 desenvolvendo programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, somando o alcance de mais de 50 mil estudantes do Distrito Federal. Além disso, desde 2014 desenvolve um trabalho inovador de mediação para o teatro, intitulado “Diálogo com Espectadores”.
Ficha Técnica
Realização: Mediato
Obra: Coletivo ENTREVAZIOS
Coordenação: Luênia Guedes e Arlene von Sohsten
Supervisão Pedagógica: Letícia Cunha
Mediadores: Aila Beatriz, Mariano Costa e Taís Aragão
Atendimento: Ju Araujo
Designer: Vanessa Santos
Social Mídia: Julia Bertoli
Gestão de Tráfego: Carolina Lobo
Designer de conteúdos: Ana Carolina Bispo
Audiovisual: Isis Aísha e Thaís Mallon
Audiodescrição: Cinema Cego
Apoio: Espaço Cultural Renato Russo
Financiamento: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal
SERVIÇO
Visitas mediadas Circuito Patrimonial Arte e Cidade
Data: Até 4 de junho – terça a domingo, das 10h às 20h
Sábado e domingo, as visitas saem com público espontâneo: às 10h e 15h
(Grupos de até 20 pessoas e não há necessidade de agendamento)
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Entrada: franca
Informações: @mediato.art
Agendamentos: https://conecta.mediato.art.br/