Início / Embaixadas / Exposição “Leonardo da Vinci Vive” reúne 21 protótipos do artista. Seis são inéditos

Exposição “Leonardo da Vinci Vive” reúne 21 protótipos do artista. Seis são inéditos

Mostra faz parte das comemorações do Aniversário Leonardiano, ação integrada entre Embaixada da Itália e Escola Leonardo Da Vinci

omo parte das comemorações do Aniversário Leonardiano, a Embaixada da Itália em Brasília, em parceria com a Escola Leonardo da Vinci, traz à capital federal a exposição Leonardo da Vinci Vive. A mostra reúne, na Sala Nervi da Embaixada italiana, 21 protótipos – seis inéditos – de um dos artistas mais importantes do Renascimento. Em 2019, são comemorados 500 anos da morte do cientista, inventor e gênio das artes plásticas Leonardo da Vinci.

A exposição acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de novembro de 2019 e a entrada é franca (é preciso fazer agendamento prévio).  A exposição Leonardo da Vinci Vive será aberta ao público geral, mas sua principal finalidade é didática. Ao propor a realização da mostra, a Embaixada da Itália tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do DF um contato mais próximo com a obra e a vida do artista. Por isso, abrirá suas portas, em dias e horários especiais, exclusivamente para as turmas. Para isso, as escolas interessadas deverão fazer o agendamento prévio pelo e-mail [email protected].

Os seis modelos inéditos de Da Vinci, o “Carro Cortador”, a “Balestra”, a “Ponte Giratória”, o “Inclinômetro”, o “Bate-estaca” e a “Serra Hidráulica”, foram construídos em tamanho natural. Também estarão expostas as obras: “Escavadeira de Trincheira”, “Catapulta”, “Mecanismo de Bater Asas”, “Parafuso e Porca”, “Estudos da Asa”, “Máquina Voadora”, “Bicicleta”, “Câmbio”, “Caminhar sobre a água”, “Grua”, “Barco Canhão Giratório”, “Barco com Pás”, “Anemômetro”, “Máquina para Medir a Velocidade do Vento” e “Técnica de Assalto”. As peças serão acompanhadas de painéis com reproduções de obras famosas de Leonardo da Vinci, como “A Última Ceia” e “Mona Lisa”. 

Para o embaixador da Itália em Brasília, Antonio Bernardini, “este projeto é certamente um exemplo emblemático da natureza das iniciativas culturais da Embaixada da Itália em Brasília. Estamos constantemente criando um link entre instituições italianas e brasileiras, um link de qualidade e capaz de realizar e oferecer produtos culturais de altíssimo nível para o público brasileiro”. 

500 anos sem Da VinciPara comemorar o 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, a Embaixada da Itália em Brasília traz à cidade, além da exposição Leonardo da Vinci Vive, conferências e exibições de filmes. 

Leonardo da Vinci é considerado um dos maiores gênios da humanidade, sobretudo na época renascentista (1300 – 1600), ao lado de pintores como Michelangelo e Rafael Sanzio. Da Vinci é muito conhecido pela sua enigmática Mona Lisa, pelo grande legado em inúmeros campos do conhecimento e por ser a personificação do homem renascentista. 

SERVIÇO Exposição Leonardo da Vinci Vive
Período: De 27 de setembro a 1º de novembro de 2019
Local: Embaixada da Itália – St. de Embaixadas Sul Quadra 807 – Lote 30, Asa Sul
Horário de visitação: segundas, quartas e sextas-feiras – das 10h às 13hA exposição será aberta em dias e horários especiais para turmas de escolas, mediante agendamento prévio.
Agendar previamente pelo e-mail: [email protected]
Entrada gratuita
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADATEL: 61.98454-2036 \ 61-99648-0448 
E-MAIL: [email protected] www.eixoscomunicacao.com

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Noites Pernambucanas no Clube do Choro

Orquestra Popular Marafreboi e grandes maestros de Recife celebram o frevo na Capital Dia 22 …