Início / Cultura / Exposição Olhares de Israel no Congresso Nacional

Exposição Olhares de Israel no Congresso Nacional

Museu de Israel- foto por Laura Lachman

De 21/09 a 02/10, obras de artistas brasileiros e israelenses estarão expostas no Salão Negro do Congresso Nacional. A mostra faz parte do Projeto de Intercâmbio Cultural e Artístico entre Brasil e Israel

Para marcar a beleza do encontro entre Brasil e Israel, e o que surge dessa troca, o Estúdio de Mosaico Cida Carvalho, com a chancela da Embaixada de Israel no Brasil e o apoio do Congresso Nacional inauguram a exposição “Olhares de Israel”.

A solenidade de abertura será no Salão Negro do Congresso Nacional, dia 21 de setembro, às 10h. Até dia 2 de outubro, brasilienses poderão desfrutar das 30 obras criadas por artistas visuais brasileiros e israelenses.

As composições retratam a cultura e as belezas naturais do país, por meio dos diferentes olhares e repertório dos artistas. São interpretações variadas, com base na linguagem da pintura,  escultura, fotografia e do mosaico. A expografia, idealizada pela arquiteta Luciana Amorim, foi inspirada em uma das salas do Museu de Israel em Jerusalém, e traça um paralelo entre arte, arquitetura e fotografia, seja a partir de contrastes ou de consonâncias dos materiais.

Mosaico Cida Carvalho

“O Intercâmbio Cultural é  de total relevância para  estreitar laços, possibilitar  a troca de conhecimento e incentivar os artistas de Israel a levarem o melhor do Brasil”, explica Cida Carvalho, artista visual,  idealizadora e diretora geral do Projeto no Brasil e em Israel, além de Presidente  da Associação Candanga de Artistas Visuais  do DF (ACAV).

Em novembro, a exposição estará na Gallery Beitha Omanim Shagal, localizada em Haifa (Israel), onde permanecerá do dia 08 ao dia 18 . Em dezembro está previsto o lançamento do catálogo das obras e registro das exposições com evento e finalização de todo o projeto. Confira a lista de artistas participantes:

BRASIL: Ana Pimentel, Antonia Celia, Ariene Saabor, Beth Ribeiro, Cida Carvalho, Donizetti Garcia, Eunice Dias, Gervásio Oliveira (in memorian), Geovani Pedroso, Irany Poubel, Ivacy de Souza, Julianna Vidnik, Lia Paes, Mariah Campolina, Nina Teles, Ray Di Castro, Roselena Campos e Sonnia Guerra.

ISRAEL: Chava Gadish, Dalia Doron, Denise Dunietz, Denise Filliez, Eunice Figueiredo, Eva Sonnenreich, Noga Spector, Ronit Strum, Shulamit Levin, Susie Seligmann, Thalia Bachar e Tsofia Peled.

Serviço:
Exposição Olhares de Israel
Onde: Salão Negro do Congresso Nacional
Data: 21 de setembro à 2 de outubro
Horários: – Dias de semana: 9h à 12h e 13h às 18h
– Finais de semana: 9h às 17h
Apoiadores:
Congresso Nacional
Embaixada de Israel
Embaixada do Brasil em Israel
ACAV- Associação Candanga de Artistas Visuais
PARLA-GRUPO-  Misto de amizade Brasil-Israel
AIC- Academia Internacional de Cultura
HAVERIMBRIL- Associação Cristã Amigos Brasil- Israel
FPAZBRIL- Frente Parlamentar Brasil-Israel
CME- Conselho da Mulher Empresária

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Espetáculo resgata histórias de mulheres idosas das regiões mais antigas do DF

Peça “Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá” tem apresentações gratuitas em praças públicas …