Seus filhos estão de férias? Essa é uma ótima maneira de colocar em dia a sua convivência com eles, reforçando o importante laço que vocês vão desenvolver ao longo da vida.
Para te ajudar a mantê-los entretidos, o Pão de Açúcar separou algumas brincadeiras de criança simples e super divertidas para você colocar em prática com eles nesse período sem aulas. E não se preocupe, as atividades servem para encaixar na rotina dos pais que também estão de férias, como também daqueles que estão trabalhando em uma parte do dia!
1 – STOP
Brincadeira também conhecida como Adedanha em alguns lugares do país. Para essa atividade, tudo que você precisa é de folhas de papel e canetas.
Cada participante tem uma folha e desenha uma tabela com tópicos definidos por todos (como objeto, animal, cor, nome, fruta, cidade, etc). Após todo mundo montar a tabela, os jogadores colocam as mãos para trás e, logo após alguém falar adedanha, mostram números com os dedos. A quantidade de dedos mostrados na adedanha será utilizado para definir uma letra do alfabeto (se forem três dedos, por exemplo, a letra será C).
A partir desse momento, os participantes terão que preencher cada tema da tabela com uma palavra relacionada e que comece com a letra sorteada. Quem terminar de preencher os temas primeiro grita STOP e os outros participantes devem parar de escrever. Todos contam pontos a partir desse momento.
A contagem de pontos é feita com:
- 10 pontos para palavra correta;
- Se aparecerem palavras repetidas, cada participante ganha 5 pontos ao invés de 10;
- Sem palavra no tema ou palavra errada, o participante não pontua.
- Quem fizer mais pontos ao final de várias rodadas é o vencedor.
2 – Batata Quente
Essa versão da brincadeira Batata Quente é mais “moderna”, visto que é possível usar o celular para ajudar na atividade. A Batata Quente tradicional consiste em todos sentarem em uma roda e passar a “batata” (que pode ser qualquer objeto) até alguém determinar que ela deve parar. Quem ficar com a batata é o responsável por contar o tempo na próxima rodada.
Com o celular, a brincadeira fica mais fácil. Basta ativar a câmera com o timer e ir passando o celular de acordo com a contagem regressiva do clique. Quando o tempo se esgota, a foto registra quem ficou com a “batata quente” na mão e vocês ainda terão divertidíssimos registros da brincadeira. Só tome cuidado com o celular, colocando uma capa protetora resistente no mesmo e orientando seus filhos para não jogar o aparelho ao invés de passar de mão em mão.
3 – Complete o desenho
Para estimular a criatividade dos seus filhos, essa é uma das brincadeiras de criança mais interessantes! Basta recortar algumas figuras de revistas e jornais (ou iniciar um desenho em um papel) e passar para que seus filhos finalizem a criação do jeito que quiserem.
Essa é uma atividade lúdica e simples que serve para qualquer faixa etária!
4 – Boliche de garrafa pet
Essa é uma ótima atividade para reutilizar o lixo que produzimos no dia a dia e, ao mesmo tempo, entreter as crianças. Pegue 10 garrafas pet velhas, encha com areia ou água e feche de maneira bem firme.
Peça seus filhos para decorar as garrafas, com tintas, papeis ou durex. Depois que tudo estiver pronto e seco, é só usar uma bola (de meia, futebol, vôlei) para jogar boliche com elas!
5 – Massinha caseira
Qual criança resiste a uma brincadeira com massinhas? Essa atividade de criatividade começa ainda na etapa de criação da massa, que é totalmente caseira.
Tudo que você vai precisar para criar a massa é:
- 1 xícara e ½ de água;
- 1 xícara de sal;
- 4 xícaras de farinha de trigo;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- Corantes de alimentos.
- Misture tudo e forme uma massa lisa e homogênea. A partir daí, é só brincar!
6 – Mímica
Para brincar de mímica, basta dividir os participantes em dois grupos. Cada rodada será definida por um tema (filmes, animais, objetos) e uma pessoa de cada grupo é responsável por fazer a mímica para seus colegas de time acertar dentro do intervalo de 1 minuto. Quem define a palavra a ser adivinhada é o time adversário.
Quem acerta, pontua e continua jogando até errar. Quando o erro ocorre, a vez de jogar vai para o outro grupo.
7 – Detetive
Essa é uma brincadeira para crianças mais velhas, com cerca de 6 ou 7 anos, visto que desenvolve capacidade de raciocínio e investigação. Em pedaços de papel, em um escreva a letra A (de assassino), no outro a letra D (de detetive) e nos restantes V (de vítima).
Distribua os papeis, peça os participantes para sentar em uma roda. O jogo funciona com as seguintes regras:
O assassino deve “matar” os participantes com os olhos, piscando para elas, porém com cuidado para não matar o detetive;
As vítimas, uma vez que recebem a piscada do assassino, devem anunciar que morreram, porém sem contar para o grupo quem o matou;
O detetive, por sua vez, deve observar a roda de participantes, com o intuito de descobrir o assassino. Se identificar, deve dizer: “você está preso”.
Caso o assassino pisque para o detetive ou seja identificado por ele, o detetive ganha o jogo. Se o assassino matar todas as vítimas sem ser identificado, é ele o grande vencedor