Local conta com áreas de estudo individuais, em grupo e espaço infantil
Quarta-feira é dia de Rolê Cultural. E nesta semana (20) faremos um passeio pra lá de literário, na Biblioteca Pública de Brasília (BPB). Símbolo da ação da comunidade, a BPB abriu suas portas em 1990 que, liderada pelas bibliotecárias Neusa Dourado e Telma Bandeira, conseguiram transformar o antigo prédio em um equipamento cultural na Asa Sul.
Localizada na quadra 312/313, a BPB tem 313 metros quadrados e recebe cerca de três mil usuários mensalmente. À disposição deles, cerca de 20 mil exemplares para consultas locais e também para empréstimos.
Além dos livros, o espaço conta com quatro ambientes preparados para receber todo tipo de visitante. Neste passeio virtual, você poderá conhecer áreas como as cabines de estudo individuais, com acesso à Internet e tomadas, para que os usuários possam usar seus equipamentos pessoais, como computador portátil. Ainda há o Telecentro, espaço interativo para acesso à internet, vídeo aulas, redes sociais, criado com o apoio do Programa Conecta Bibliotecas, através da ONG Recode e do Instituto Bill & Mellinda Gates.
A Biblioteca Pública de Brasília também tem o Espaço Infantil, ambientado especialmente para os pequenos com decoração e mobiliário diferenciados e acervo próprio com gibis, passatempos, livros de colorir e livros dedicados a incentivar o hábito da leitura desde a infância.
Um dos lugares preferidos dos visitantes da BPB é o Jardim de Leitura situado em sua área externa, com dez mesas de estudos em grupo, além de uma área destinada para pequenas refeições e lanches.
O Rolê Cultural também apresenta a área técnica da Biblioteca, onde são recebidas, selecionadas e separadas todas as doações da comunidade, essenciais para manter o acervo sempre atualizado, apoiar o Programa Mala do Livro além de fornecer suporte para várias bibliotecas públicas das regiões administrativas do DF.
O que é o Rolê Cultural?A série de vídeos que percorre os equipamentos mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.
A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.
O projeto é resultado de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.
Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:<http://www.cultura.df.gov.br/role-cultural>www.cultura.df.gov.br/role-cultural
Facebook: @sececdfInstagram: @sececdfTwitter: @sececdf