Apesar de comum, especialista ressalta que nem todo mundo sabe realizar a ação da forma adequada
Celebrado em 5 de maio, o Dia Mundial de Higienização das Mãos merece total atenção. O hábito de higienizar essa parte do corpo é um grande aliado para evitar a transmissão de doenças, entre elas a Covid-19, presente há mais de um ano na vida dos brasileiros.
Apesar de muito importante, a prática ainda é bastante negligenciada. Para reforçar a conscientização e urgência desta ação, a Organização Mundial de Saúde (OMS), estipulou a data que tem como objetivo conscientizar profissionais de saúde e toda a população.
Para o dermatologista Erasmo Tokarski, apesar de parecer um ato simples, muita gente não sabe realizar a limpeza dessa parte do corpo da forma correta.
“As mãos são o principal meio de contaminar o resto do corpo. Por meio delas você pode buscar ou levar quase todos os tipos de doenças. Lavar bem as mãos é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de microrganismos”, afirma.
O especialista ressalta que levar a boca, algum alimento ou objeto contaminado também pode ser bastante perigoso. “É importante não só higienizar as mãos, como tudo que ela toca. Caso contrário, essa parte do corpo ficará novamente infectada”, ressalta.
Entre as doenças que podem ser adquiridas pela ausência de higienização das mãos, o médico destaca as infecciosas como, por exemplo, a Escabiose, popularmente conhecida como sarna; as bactérias (diarreia), os vírus (rotavírus, conjuntivite, gripe), os fungos (pano branco), micoses e tudo que contém agentes causais.
“A pandemia fez com que as pessoas se tornem mais conscientes e exigentes com o cuidado das mãos. Para nós, profissionais de saúde, o mais importante é sempre a higienização. O álcool gel pode ser utilizado na ausência da possibilidade de limpeza, mas a lavagem é fundamental”, pontua.
Dicas para uma boa higienização da mãos:
- molhe as mão com água corrente;
- ensaboe as mãos até a o meio do antebraço;
- esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;
- siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;
- enxague as mãos e braços em água corrente;
- seque com papel toalha.