Estão abertas as inscrições para a Oficina de Dramaturgia Aberta – Jogos Teatrais, uma oportunidade única para desenvolver habilidades criativas, interativas e expressivas. Criada pelo professor e diretor de teatro Márcio Menezes, a oficina é uma imersão em práticas cênicas que combinam aspectos pedagógicos, terapêuticos e estéticos. Com foco na desconstrução do que é o fazer teatral, os participantes serão desafiados a atuar fora da zona de conforto, superar bloqueios e valorizar o erro como ferramenta criativa.
A oficina será realizada no Espaço Cultural Renato Russo, de 7 de novembro a 12 de dezembro de 2024, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, totalizando 6 encontros de 3 horas cada. O investimento é de R$ 200,00, com 30% de desconto para professores.
Ao longo da jornada, os participantes farão um mergulho no universo teatral e nas técnicas de Dramaturgia Aberta, uma prática inovadora que estimula a participação ativa do espectador, tornando-o coautor da experiência cênica. Os jogos teatrais explorados durante a oficina vão trabalhar aspectos essenciais como a expressividade corporal, sensibilidade, escuta, cooperação e a relação interpessoal entre os envolvidos, criando um ambiente dinâmico e colaborativo.
“A Dramaturgia Aberta não é apenas uma técnica teatral, mas uma forma de estimular o autoconhecimento e a empatia. A oficina convida os participantes a explorarem seus limites criativos, a se colocarem em situações desafiadoras e a se conectarem profundamente um com o outro. O erro, aqui, é visto como um caminho para o acerto e para a criação coletiva”, explica Márcio Menezes.
Além de desenvolver técnicas teatrais, a oficina proporciona uma vivência de autoconhecimento e empatia, capacitando os participantes a lidar com situações de exposição, pressão e convivência com as diferenças. Os relatos pessoais dos participantes também serão utilizados como base para a construção dramática, resultando em um roteiro colaborativo e sensível.
A oficina é uma excelente oportunidade tanto para iniciantes quanto para artistas experientes, que desejam expandir suas habilidades e explorar novos horizontes no teatro contemporâneo. Informações e inscrições @dramaturgia.aberta
Sobre o professor
Márcio Menezes é mestre em Teatro, Drama e Educação pela Universidade de Brasília e fundador do Centro de Estudos da Dramaturgia Aberta (CEDA). Com uma carreira sólida como dramaturgo, diretor e ator, Menezes tem se destacado pelo desenvolvimento da técnica de Dramaturgia Aberta, com a qual realizou montagens como “A Exceção e a Regra” e “Para Onde Vão os Trens?”, inspirada na obra de Hilda Hilst.
Serviço
Dramaturgia Aberta- Jogos Teatrais com Márcio Menezes
Quintas, de 7/11 a 12/12, das 19h às 22h
Espaço Cultural Renato Russo (508Sul)
Inscrições @dramaturgia.aberta