E no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março), uma programação especial com performances, sarau e aula aberta para enfatizar a importância da expressão feminina na arte
Em sintonia, com a exposição “Luz Aeterna: Ensaio sobre o Sol”, em cartaz até 05 de maio, o Programa Educativo do CCBB Brasília oferece atividades artísticas inspiradoras onde a luz é protagonista. Além de ateliês, oficinas para crianças e adultos, haverá ainda performances, sarau, aula aberta sobre a personagem machadiana Capitu e leitura dramática de roteiros de filmes da mostra Mulheres Mágicas. Todas as atividades são gratuitas, mediante retirada de ingresso no site e na bilheteria física, sujeitas à lotação, e ocorrem de terça a domingo, com maiores detalhes no site www.bb.com.br/cultura
Os ateliês: experiências convidativas e estimulantes
No Ateliê Bebê: Luz e Cor oferece aos bebês e suas famílias uma experiência única de manipulação, experimentação e exploração sensorial, com luz e sons da natureza. Os participantes são convidados a procurar seres encantados representados por bolas e objetos luminosos de diferentes cores. Ao final, os participantes organizam os objetos luminosos em uma caixa revelando um segredo.
No Ateliê Criação: Hora do Holograma, uma oficina onde o público que visitou a exposição vai aprender a criar imagens tridimensionais usando luz. Os participantes irão produzir um suporte de acetato que ao ser colocado sobre o celular reflete o que está na tela do aparelho. A atividade promove propõe um momento de diversão e aprendizado conjunto entre pais e filhos, enquanto estimula habilidades manuais.
No Ateliê Experimentação: Pintando com Luz, são abordados conceitos de reflexão e refração da luz, fotografia, arte luminescente e novas formas de desenho. Em uma sala escura, cada participante receberá elementos luminosos para explorar possibilidades de desenho através de movimentos. Câmeras fotográficas registrarão as composições formadas pelo percurso da luz e as fotos serão disponibilizadas, ao final.
Oficinas: experiência para todas as idades
Sucesso absoluto nas férias, e atendendo a pedidos, duas oficinas continuam na programação regular: oficina de aquarela para bebês, às quartas-feiras, e scrapbook para todas as idades, às sextas.
Na oficina para bebês: Aquarela BB, a ideia é oferecer atividades para introduzir os bebês à técnica de aquarela, explorando cores, texturas e formatos por meio do uso de objetos cotidianos. Sob a orientação dos educadores, pais e pequenos formarão uma roda no jardim e receberão os kits para iniciar a atividade com corante comestível diluído em água. Utilizando seringas, esponjas e pincéis como ferramentas, os bebês terão a oportunidade de criar obras conjuntas com suas famílias, usando bastidores de bordado e tecido liso como suporte. E ao término, cada família leva consigo o tecido com a obra criada pelo bebê.
O Ateliê Memória: Scrapbook – Colagem de Lembranças é uma experiência voltada para o público +40 anos. Pensada para aqueles que testemunharam a evolução da fotografia, desde os dias do filme fotográfico com poses limitadas até a era da captura digital com cliques ilimitados. Os participantes são incentivados a trazer fotos reveladas para a atividade e terão a oportunidade de criar seu próprio scrapbook. A atividade é conduzida passo a passo, ensinando técnicas de encadernação, bordado em papel, pintura e colagem como formas de composição.
Já a oficina Arte Livre, que vai acontecer sábados e domingos, às 17h30, convida adultos a conhecerem sobre diferentes técnicas de desenho, uso de materiais artísticos e composição visual. Além de ampliar o repertório artístico dos participantes, estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas.
A arte como espaço para o feminino
Para enfatizar a importância da expressão feminina na arte, o Programa Educativo do CCBB Brasília promoverá apresentações especiais.
Às 17h, no dia 3 de março, a artista Renata Caldas para duas performances: Meu Abismo e É Permitido Chorar. A atriz e escritora é natural de Brasília e promete encantar o público de todas as idades com sua apresentação.
Às 18h30 do dia 16 de março, Ana Laura Corrêa, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília, ministra uma aula aberta sobre Capitu, a icônica personagem de Machado de Assis.
Às 19h do dia 23 de março, o Sarau promove uma noite dedicada à leitura dramática de trechos de roteiro de filmes da mostra Mulheres Mágicas: Reinvenções da Bruxa no Cinema, em cartaz no Centro Cultural de 26 de março a 21 de abril.A agenda do Programa Educativo inclui ainda visitas mediadas, história contada e roda de leitura que dialogam com a exposição em cartaz. Mais informações estão disponíveis em: www.bb.com.br/cultura