Início / Sem classificação / MAB Educativo tem oficinas para a Primavera dos Museus

MAB Educativo tem oficinas para a Primavera dos Museus

Programação gratuita oferece acessibilidade e diversão para toda família

O Programa MAB Educativo participa de mais uma edição da Primavera dos Museus, uma campanha promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para estimular as visitas comunitárias aos espaços culturais. Neste ano, o tema é “Museus, Acessibilidade e Inclusão”, e para a iniciativa, o educativo criou uma programação especial com visitas mediadas em LIBRAS, oficinas sensoriais e outras atividades para curtir o Museu de Arte de Brasília de uma forma divertida. Vale lembrar que a programação é para toda família. Para participar das oficinas aos finais de semana não é necessário agendamento, basta consultar a programação e chegar. Sujeito à lotação. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Oficinas para escolas no mês de setembro

Durante a semana, educadores podem levar suas turmas para visitas mediadas ao acervo do MAB e às novas exposições. O programa também inclui oficinas de práticas artísticas relacionadas às linguagens das exposições temporárias. Escolas têm acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma Conecta https://conecta.mediato.art.br/. Vale lembrar que a experiência conta com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento e exemplares do material educativo impressos em braile. O local onde acontece o educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

1º ao 5º ano – Oficina de Colagem Modernista

6º ao 9º ano – Oficina de Escultura com Material Reciclado

Ensino Médio – Oficina de Marmorização

Programação Especial – Primavera dos Museus (de 21 a 29 de setembro)

Sábado (21 e 28)

10h30 – Contação de Histórias para bebês (de 18 meses a 3 anos) – 10 vagas

14h – Oficina de Aquarelas Marinhas (a partir de 6 anos) – 12 vagas

15h – Visita mediada ao Acervo em LIBRAS

16h30 – Oficina de Arte para Sentir: Colagem Sensorial (a partir de 6 anos) – 12 vagas

Domingo (22 e 29)

10h30 – Teatro de Fantoches (10 vagas, a partir de 4 anos) – 10 vagas

14h –  Oficina de Colagens Modernistas (a partir de 6 anos) – 12 vagas

15h – Visita mediada patrimonial “Recorte de artistas importantes para Brasília na Exposição Museu Imaginário”

16h30 – Oficina Qual o Cheiro das Lembranças? (a partir de 10 anos) – 12 vagas

Conheça as oficinas:

Oficina de Arte para Sentir: Colagem Sensorial

As crianças serão estimuladas a pensar como podemos fruir as obras de arte a partir de outros sentidos além da visão. Será que é possível ouvir uma obra de arte? Sentir seu cheiro? Olhar cada detalhe a partir das pontas dos dedos? Nessa oficina, os jovens terão oportunidade de criar releituras sensíveis de obras do Acervo e também criar obras originais que podem ser tocadas e sentidas. A Oficina atende crianças, mas o público jovem e adulto também é muito bem-vindo a participar dessa oficina acessível.

Oficina Qual o Cheiro das Memórias?

Oficina artística sensorial que explora a  conexão entre o olfato e a memória. Através de uma experiência organizada em três etapas, os participantes são convidados a redescobrir lembranças trazidas por aromas. A partir da relação entre as lembranças, objetos e texturas, criaremos obras de arte que fazem parte do espaço.

Oficina de Aquarelas Marinhas

Mergulhe na poética dos das águas e dos oceanos através dos olhos da artista Vera Reichert nesta oficina de aquarela para crianças! Nesta aventura artística, os pequenos terão a oportunidade de explorar as cores e formas dos ambientes marinhos. As crianças aprenderão técnicas básicas de aquarela e descobrirão como misturar cores para criar efeitos aquáticos inspirados no mundo subaquático, em imagens de corais, peixes, algas e outros elementos do oceano.

Oficina de Colagens Modernistas

Inspirada pela exposição Museu Imaginado, essa oficina oferece uma abordagem dinâmica para explorar a colagem como uma forma de intervenção em obras de arte clássicas e modernas. A proposta é combinar elementos de diferentes épocas e estilos para criar intervenções visuais que refletem a estética modernista e as experimentações contemporâneas.

Sobre o MAB 

O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira. 

Sobre a Mediato 

Mediato é uma iniciativa que atua como um ecossistema cultural, dedicada a aproximar a arte da vida das pessoas. Desde 2010, está comprometida em colaborar para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e a valorização dos bens culturais. Ao longo dos anos, tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 60 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a iniciativa também colabora com o cenário da economia criativa local, com o Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato está comprometida em cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB) 

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla) 

Agendamento para escolas: https://conecta.mediato.art.br/

Oficinas aos finais de semana: não é necessária inscrição

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h 

Informações: @mediato.art 

Acesso: gratuito 

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Festejo celebra a cultura do pife na Casa do Cantador

‘O Canto do Caburé’ apresenta roda de prosa, cortejo brincante e shows com Mestre Zé …