A resposta está no criador dos dois: o artista Darlan Rosa.
Nascido em Minas Gerais, Darlan se mudou pra Brasília em 1967. Aqui se estabeleceu como um significativo e importante artista plástico da nossa capital.
Dentre seus trabalhos mais famosos estão as esculturas metálicas esféricas, espalhadas em vários pontos da capital, como no Memorial JK, na Praça das Esculturas no Setor Hoteleiro Norte, e também aqui no CCBB.
Em 1980, Darlan foi convidado pela Unicef para criar o Zé Gotinha, símbolo da campanha de erradicação da Polio. Posteriormente o personagem passou a protagonizar as campanhas de vacinação no Brasil.
Há dez anos, os jardins do CCBB viraram lugar lúdico com o projeto Casulo, do artista Darlan Rosa, um espaço de convivência interativo com as obras do escultor. Obras para tocar, pular, rodar, escalar, viajar. O complexo ganhou, em 2018, sete novas peças projetas para as famílias com crianças pequenas, os “Bancos-Moisés” desenvolvidos dentro da mesma linha criativa que as quatro primeiras criações do parque escultural – Casulo, Lagarta, Navete e Colméia.
E agora o Casulo recebe também o painel lúdico “Para Brincar com os Olhos, em versão com curvas e imãs interativos com ilustrações de Darlan Rosa. “A ideia é que os meninos criem seus próprios desenhos.
Em 2008, Darlan inaugurou no CCBB Brasília o Projeto Casulo. O “parquinho” interativo tornou-se logo protagonista do nosso jardim e um dos símbolos do nosso espaço.
Fonte: CCBB