O primeiro cinema do Distrito Federal é o destino do passeio cultural desta semana
Nesta quarta-feira (03), o nosso Rolê Cultural desembarca na Asa Sul, onde está localizado o Cine Brasília, o primeiro cinema da capital federal, referência entre os apreciadores das películas, além de ser palco de um dos principais festivais cinematográficos do país, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB).
O passeio desta semana vai mostrar de perto todos os ambientes que compõem o equipamento cultural gerenciado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), que foi criado especialmente para garantir que a população do Distrito Federal tivesse acesso às obras da sétima arte.
Inaugurado no dia 22 de abril de 1960, um dia depois da fundação de Brasília, o Cine é rodeado por um espaço bucólico, arborizado e com amplo estacionamento, cujo objetivo era ser um cinema de bairro, coerente com o projeto modelo das primeiras quadras residenciais de Brasília.
Considerado um dos espaços mais privilegiados para lançamentos de filmes do Brasil, o CB abriga, desde 1965, um dos eventos mais emblemáticos do cinema nacional, o FBCB, que no ano passado celebrou sua 52ª edição, exibindo exclusivamente filmes nacionais e inéditos nas mostras competitivas.
Outro detalhe que o público poderá conferir é que o espaço difere consideravelmente do modelo dos complexos multissalas que rege o mercado atualmente, seguindo a moda antiga, com um padrão de sala única, de largas dimensões.
Nosso passeio também vai percorrer o charmoso Foyer, a antessala do cinema, onde acontecem os coquetéis de abertura das mostras de filmes e onde são acolhidas eventuais exposições de artes visuais.
Com uma capacidade para 619 espectadores, no interior da sala escura, o público pode contemplar um dos painéis do artista Athos Bulcão, feito especialmente para o cinema em 1973.
Nosso passeio também vai mostrar onde a mágica acontece, dentro da sala de projeção, nos bastidores do cinema. Entre aparelhos digitais e projetores de película tradicionais, o Cine se destaca por preservar a tradição e exibir filmes no antigo formato de exibir cinema, com todo o charme.
O Rolê vai mostrar ainda onde acontecem os debates que acaloram as sessões especiais estreladas no espaço, que normalmente contam com a presença dos diretores, intelectuais, pesquisadores e cinéfilos que promovem debates com a plateia.
Acesse o vídeo no link: http://www.cultura.df.gov.br/o-role-cultural-visita-o-cine-brasilia/
O que é o Rolê Cultural?
A série de vídeos que percorre os equipamentos, mostrando detalhes e curiosidades sobre cada um deles, é parte do programa “Conecta Cultura”, que oferece produções culturais on-line durante o período de isolamento social.
A ideia do Rolê Cultural é que os vídeos funcionem como espécie de visita guiada virtual, mostrando de maneira objetiva os museus. O trabalho em formato virtual é parte do esforço da Secec em trazer soluções criativas durante o período de isolamento social necessário para conter o avanço da pandemia da Covid-19.
O projeto é fruto de iniciativa coletiva de servidores da Secec, gerentes dos equipamentos e tem apoio da Rádio Cultura.
Os vídeos da série Rolê Cultural serão publicados às quartas-feiras no site e nos canais oficiais da Secec:www.cultura.df.gov.br/role-culturalFacebook: @sececdfInstagram: @sececdfTwitter: @sececdfVem com a gente!