Início / Saúde / Ortopedista chama atenção para o desgaste da cartilagem do joelho com o retorno das academias

Ortopedista chama atenção para o desgaste da cartilagem do joelho com o retorno das academias

A condição é conhecida como condromalácia e pode se agravar com atividades físicas de impacto. Na maioria dos casos, o tratamento não exige cirurgia, mas é preciso ter cuidados especiais para não agravar a doença

Imagem Divulgação

Nem sempre a dor no joelho é só um mau jeito momentâneo. Alguns casos pedem mais atenção, principalmente quando o incômodo é constante, porque a cartilagem que reveste a patela tende a amolecer quando há uma sobrecarga na região. A condição normalmente está ligada às atividades físicas de impacto e é conhecida como condromalácia. Só em 2010, 25% das pessoas já sofriam com esse problema no Brasil e, agora, depois de dez anos, os médicos se preocupam com o aumento desse percentual.

A possibilidade dos casos aumentarem está associada ao retorno das atividades nas academias de algumas regiões do país. Com a quarentena, as redes tiveram que fechar as suas unidades para diminuir a probabilidade de transmissão do novo coronavírus (Covid-19). Entretanto, por conta da reabertura gradativa dos estabelecimentos em diferentes regiões brasileiras, é preciso de muita cautela para não machucar o corpo durante e após os treinos.

“Depois de um longo período sem realizar exercícios por conta da quarentena, é preciso ter cuidados redobrados nas academias e, até mesmo, nas ruas. Uma dica para ficar atento é quando há a realização de musculação ou corrida. A dor pode surgir no início da movimentação corporal, com essas atividades”, explica Márcio Silveira médico ortopedista especialista em joelho e em Medicina Esportiva da clínica Salus Ortopedia.

O profissional informa que essa enfermidade provoca dor na parte da frente do joelho, com estalos, principalmente quando há agachamentos e corridas. É possível também sentir o desconforto quando se levanta de uma cadeira ou quando há o movimento de subir e descer de escadas. Apesar de todo o incômodo que a doença pode gerar, o doutor garante que não há necessidade de interferência cirúrgica para tratar a condromalácia, na maioria dos casos.

Isso porque a Fisioterapia é extremamente eficiente durante a prevenção e o tratamento da doença. Além disso, conta-se com o apoio do exame do movimento em 3D para que haja a avaliação objetiva da forma mais adequada de acabar com as dores locais. A dinamometria, responsável por verificar a força aplicada ao realizar um movimento, também pode ser uma grande aliada na hora do diagnóstico.

“Todos esses testes nos ajudam a definir o que é preciso para equilibrar músculos e ligamentos da articulação comprometida, fundamental no tratamento. Não podemos avaliar, individualmente, o joelho, porque cada parte do corpo influencia. Temos que pensar nos quadris, tornozelos, coluna, enfim, em tudo”, contextualiza o médico Márcio Silveira.

A presença de nutricionistas também é extremamente relevante no momento da avaliação, visto que perder a massa gorda e ganhar massa magra é importante para que não surja mais problemas a partir da condromalácia.

Apesar de causar dores, o ortopedista informa que a doença nem sempre é sintomática. “Quando o paciente manifesta algum incômodo, normalmente está associado ao próprio local do ferimento. Recomendamos que cada indivíduo preste atenção aos mínimos sinais do corpo, porque a condromalácia pode predispor artrose, que é a perda total da cartilagem”, pontua.

Márcio Silveira também informa que o amolecimento da região pode estar associado a fatores genéticos. O desgaste, normalmente, tende a apresentar maior intensidade com fatores anatômicos ou estruturais já presentes nos pacientes.

Sobre a Salus – Desde 2017 no mercado brasiliense, a Salus Ortopedia é uma empresa responsável por fazer atendimentos voltados à Ortopedia e Fisioterapia, com a possibilidade de realizar tratamentos no local de fraturas, luxações, tendinites e/ou bursites.

Entre as especialidades da clínica, estão os atendimentos médicos, geriátricos e fisioterápicos. Além disso, são disponibilizados atendimentos ligados à Acupuntura, Pilates, RPG, Ortopedia, Drenagem Linfática Pós-cirúrgica.

A empresa conta com uma equipe médica ortopédica especialista, onde todos possuem título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e com devido RQE. A clínica aceita a maioria dos convênios e faz preço particular diferenciado na região, com muita qualidade no serviço.

SERVIÇO:

Salus Ortopedia Ceilândia Sul  QNM 17 – Conjunto H, Lote 30 – Ed. São Miguel – Salas 201 e 203 Telefone: (61) 3371-5937 Asa Norte Centro Clínico Vital Brazil – Salas 342, 344 e 346  Telefone: (61) 3349-1186 Taguatinga Norte QND 47 – Lotes 17/18 – Sala 104 e 105 – Avenida Comercial Norte Telefone: (61) 3371-5937

Site: https://salusortopedia.com.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/salusortopedia/ 

Facebook: https://www.facebook.com/salusortopedia/

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Drenagem linfática na gestação pode? Especialista aponta benefícios da modalidade que ajuda às futuras mamães no relaxamento e alivio das dores musculares

Sim, a drenagem ajuda a aliviar sintomas como inchaço, sensação de peso, além de aumento …