Início / Cultura / Oscar Niemeyer: Linhas e Luzes

Oscar Niemeyer: Linhas e Luzes

Brasília recebe exposição inédita e imersiva a partir desta quinta-feira (11/05)

YDreams Global e o ParkShopping, com apoio da Fundação Oscar Niemeyer, apresentam em Brasília, a partir de hoje, 11 de maio (quinta-feira), a exposição inédita Oscar Niemeyer: Linhas e Luzes. Os ingressos para essa experiência imersiva sobre a obra de um dos principais arquitetos do Brasil e do mundo já estão à venda e podem ser adquiridos por meio da Feverhttps://feverup.com/m/128381, nos valores de R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). O período para visitação será do dia 11 de maio (quinta-feira) a 22 de junho (quinta-feira), na Praça Central do ParkShopping. A exposição celebra os 40 anos do centro de compras e experiências e é também um presente à capital federal.

“Para nós da YDreams é uma honra trazer para Brasília o legado de Oscar Niemeyer de uma maneira completamente nova e envolvente. Uma exposição imersiva e interativa que celebra as linhas arrojadas e os traços elegantes do arquiteto, realçados por luzes, o que torna a mostra surpreendente e fascinante.”; explica Karina Israel, CEO da YDreams Global.

A mostra inédita mergulha nas sensações causadas pelas formas, linhas, luzes e cores da obra de Oscar Niemeyer, com recursos tecnológicos, desenhos e esculturas em neon e técnicas de light painting. O circuito da exposição aborda épocas e trabalhos desenvolvidos por Niemeyer, que são retratados por meio dos recursos imersivos e contam com telas interativas com informações complementares sobre o arquiteto.

Oscar Niemeyer desenvolvia projetos para usufruto do ser humano. Para tanto, buscava em suas obras uma combinação perfeita entre os materiais, explorando aberturas e fechamentos, transparências, movimento, vãos livres, reflexos, curvas e formas.

“Niemeyer dizia que na sua arquitetura era importante causar surpresa, buscava sempre apresentar algo inovador. A proposta desta exposição é justamente trazer ao grande público a sua obra de uma maneira diferente. Neste momento em que completaram 10 anos sem Oscar Niemeyer, é importante reforçar o papel que ele teve na arquitetura mundial e o legado que nos deixou. Nem todos sabem, por exemplo, que ele é responsável pelo projeto da Sede das Nações Unidas, é um caso raro de arquiteto ter diversas obras selecionadas como patrimônio da humanidade. O próprio acervo da Fundação Oscar Niemeyer tem o registro internacional do programa Memória do Mundo da UNESCO.”; comenta Ricardo Niemeyer, diretor da Fundação Oscar Niemeyer.

Com sete salas imersivas, o circuito desta exposição convida o público a interagir com a grandiosidade do arquiteto, por meio de uma estética que ressalta seus traços ao explorar a combinação dos materiais, abordando as características principais das obras realizadas por Niemeyer: a surpresa do concreto armado suspenso, a forma circular inusitada e o vazio do vão livre, dentre outros projetos icônicos e monumentais.

“O ParkShopping cresceu com e para Brasília e está completando 40 anos. São quatro décadas construindo e compartilhando momentos com a capital. Linhas e Luzes é uma exposição inédita que exibe nuances interessantíssimas do legado de Niemeyer, com olhar atento e uma curadoria contemporânea. É um orgulho para o PKS receber, em nossa Praça Central, uma experiência tão representativa para brasilienses e candangos que seguem construindo a cidade de todos os brasileiros. É uma homenagem ao nosso ícone da arquitetura e um presente para nossa cidade”, detalha Natália Vaz, superintendente do ParkShopping. 

Dispostos no ambiente, o público inicia a visita em uma sala com painéis e áudios em neon, com frases icônicas de personalidades sobre Oscar Niemeyer, entre elas, Chico Buarque, Eduardo Galeano, Darcy Ribeiro e Lúcio Costa. Há ainda no espaço, áudios, vídeos e um registro do próprio Niemeyer recitando o Poema das Curvas, de sua própria autoria.

“Não é o ângulo reto que me atrai;

 Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem;

 O que me atrai é a curva livre e sensual;

 A curva que encontro nas montanhas do meu país;

 No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida;

 De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”

Na sequência do roteiro, o visitante conhece um ambiente que aborda o início das obras autorais de Oscar Niemeyer. Em seu livro, de 1998, As curvas do tempo: memórias, Oscar comenta que a Pampulha, onde trabalhou no início da década de 1940, quando Juscelino Kubitschek (1902–1976) era prefeito de Belo Horizonte, representou o despertar na sua carreira. Com a Pampulha, ele rompia com a chamada “ditadura do ângulo reto”, introduzindo a linha curva nesse tipo de construção.

Outras obras de destaque dessa sala conectam-se com o início da carreira autoral de Niemeyer. Além da Pampulha (MG), ela contempla o Pavilhão Brasil e a sede da ONU, ambos em Nova Iorque (EUA). 

Avançando para a terceira etapa do circuito, o público se depara com um espaço totalmente dedicado à magnitude de Brasília. Com um fundo vermelho alaranjado, que simula o céu da capital federal ao entardecer, os visitantes encontram linhas de led que desenham os contornos de Brasília em grandes dimensões. O espaço ainda traz uma interatividade em telas na qual o público pode escolher perguntas e curiosidades programadas sobre as obras, tendo respostas do próprio Niemeyer em realidade aumentada.

A influência de Oscar Niemeyer levou pouco tempo para cruzar as fronteiras do Brasil e se expandir pelos demais continentes. É numa quarta ala da mostra que os presentes poderão conhecer mais sobre as obras internacionais do arquiteto.  Nela, o fundo é mais azulado, com duas instalações de fios de led ao centro. Na primeira, o visitante encontra esculturas iluminadas das principais obras internacionais, acompanhadas por uma tela, que oferece mais informações com fotos, localização e comentários. Na outra, menor, uma projeção numa elevação no chão, com pontos de posicionamento para descobrir obras em espelho d’água.

Partindo para a reta final do circuito, a quinta sala da exposição aborda o aspecto humanista sob o qual Niemeyer enxergava a arquitetura. “Sou convencido de que a arquitetura, antes de ser uma das belas artes, deve contribuir concretamente para se viver melhor na cidade”; refletia o arquiteto. O visitante entra numa imersão suspensa, em uma sala projetada para conhecer essa faceta de Niemeyer, bem como os pilares de seu pensamento e algumas obras que foram projetadas para que o espaço fosse ocupado pelos homens.

A penúltima ala da exposição é dedicada ao horizonte e a forma como Niemeyer o utilizava em suas criações.  As obras do arquiteto eram pensadas para serem admiradas, quando vistas de fora, e usufruídas quando dentro delas. Neste ambiente, os visitantes vão encontrar uma projeção de obras em camadas, como lentes de contatos, com seus detalhes admiráveis. 

Por fim, a última etapa do circuito propõe uma interatividade ao público. Para Oscar Niemeyer, arte e arquitetura são invenções. Sendo assim, em um ambiente com luz reduzida, os visitantes são convidados a seguirem os croquis de Niemeyer para criarem seus desenhos em light painting. Ao final da experiência, será gerado um QR Code na tela e o público poderá salvar ou receber por e-mail seu desenho.

A exposição Oscar Niemeyer: Linhas e Luzes dispõe de instalações acessíveis, com rampas, vídeos em libras e livro em braile.

Sobre a YDreams Global

Site: www.ydreamsglobal.com.br

A YDreams Global se especializou na idealização e produção de circuitos imersivos e interativos. Por meio de uma metodologia própria, trabalha, em cocriação com seus parceiros, para desenhar e executar projetos repletos de experiências, interação e entretenimento. Com presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Vancouver (Canadá), a empresa é formada por um grupo multidisciplinar de colaboradores, que une competências para integrar design imersivo com tecnologia sensorial e roteiros inesquecíveis. O resultado são experiências extremamente lúdicas e atrativas. Seu portfólio global registra mais de 1500 projetos, em 30 países e mais de 5 mil experiências em duas décadas de atuação internacional. Suas produções mais conhecidas são as exposições permanentes no Museu dos Descobrimentos em Belmonte, Museu Cidade Olímpica e Naves do Conhecimento no Rio de Janeiro. Entre as suas produções mais recentes estão Tarsila para Crianças, Eu, Ayrton Senna do Brasil, Jardim das Maravilhas de Miró, Paisagens de Van Gogh, PeppaPig pelo Mundo, grandes sucessos de público e mídia.

Sobre o ParkShopping

O ParkShopping faz parte da história de Brasília há 40 anos. Com um mix de lojas variado e democrático, oferece aos clientes o que há de melhor em vestuário, perfumaria, calçados, eletrônicos e outros segmentos. O PKS também conta com cinemas, áreas de lazer para crianças e adolescentes, praça de alimentação ampla e o Espaço Gourmet.

A cultura sempre tem espaço garantido no ParkShopping, que realiza frequentemente exposições e eventos inéditos na cidade. O centro de compras e experiências disponibiliza ainda serviços como fraldário, internet sem fio, brinquedoteca, carrinhos elétricos, entre outros, além de um estacionamento amplo e uma equipe dedicada ao atendimento, prezando sempre pelo conforto, comodidade e segurança de seus clientes.

É por esses e outros motivos que o ParkShopping é o shopping mais completo de Brasília.

Sobre a Fundação Oscar Niemeyer

A Fundação Oscar Niemeyer, criada em 1988, com sede no Rio de Janeiro, é uma instituição privada sem fins lucrativos, com a  missão principal de preservar, divulgar e gerenciar a obra do arquiteto. Iniciou suas atividades com o recolhimento dos acervos dos escritórios de Oscar Niemeyer e atualmente oferece também consultoria e serviços de arquitetura relacionados à obra do arquiteto.

Serviço Exposição Oscar Niemeyer: Linhas e Luzes

Quando: 11 de maio a 22 de junho

Onde: ParkShopping

Endereço: SAI/SO Área 6580 / Brasília – DF – CEP: 71219-900

Telefone: (61) 3362-1300

Funcionamento: 

Segunda a Sábado, das 10h às 22h (última sessão 21h30) / Domingos, das 12h às 20h (última sessão 19h30)

Ingressos: R$ 50,00 inteira / R$ 25 meia

Para adquirir: https://feverup.com/m/128381

Classificação: Livre

Mais informações à imprensa:

Marra Comunicação

Assessoria de imprensa YDreams Global

Vinícius Oliveira: [email protected] – 11 95946-2063

Priscila Previato: [email protected] – 11 99152-1525

Paulo Marra: [email protected] – 11 99255-3149

Redação: [email protected] – 11 3258-4780

Site: http://marracomunica.com.br

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Museu de Arte de Brasília recebe a exposição ‘DŌ: a caminho da virtude’ da Japan House São Paulo

                Pela primeira vez, a Japan House São Paulo     – instituição sediada em São Paulo e …