Programa idealizado pela Setur-DF leva capacitação e serviços ligados à cadeia turística às cidades administrativas. Proposta é impulsionar o desenvolvimento local por meio dos atrativos de cada região
Para aperfeiçoar a conexão do turista que visita Brasília com as regiões administrativas e estimular iniciativas de fomento ao segmento turístico em todo o Distrito Federal, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) lança, nesta terça-feira (6/4), em Planaltina, o “Turismo em Ação”. O programa tem caráter itinerante e irá promover ações e encontros com lideranças das cidades para alavancar a cadeia turística de cada região.
De forma pioneira, a Setur-DF vai levar às regiões administrativas representantes das áreas técnicas da pasta para a realização de um trabalho integrado, que tem como pilar evidenciar os atrativos de cada cidade e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do setor. “É prioridade do nosso Governo fazer com que os serviços públicos cheguem a toda a nossa população. E desde o primeiro dia da nossa gestão, estamos trabalhando de forma integrada para trazer o desenvolvimento do turismo para o dia a dia de todas as cidades do DF, atuando em diversos setores e segmentos para proporcionar, cada vez mais, oportunidades, capacitação e geração de emprego e renda por meio dessa cadeia produtiva tão valiosa em nossas regiões. O DF possui um imenso acervo de riquezas naturais, históricas e culturais guardados em torno da capital. Desde parques ecológicos, feiras populares, monumentos, praças, a outras agradáveis surpresas que representam as tradições e histórias. E uma das missões da Setur-DF é justamente estruturar, qualificar e promover esses destinos”, explica a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
Por meio do Turismo em Ação, a população local conhecerá mais sobre como ter acesso às importantes iniciativas de fomento, como os benefícios do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), linha de crédito histórica junto ao Banco de Brasília (BRB), instituição financeira responsável por operar o repasse de R$ 521 milhões feito pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de injetar dinheiro em empreendimentos do setor; e o Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no turismo, o Cadastur. A inscrição garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados, como incentivo a participar de programas e projetos do governo federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, além de apoio em eventos, feiras e ações.
Também será disponibilizada a versão itinerante do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, que ficará estacionado em frente à Administração Regional de Planaltina, para emissão da Carteira Nacional do Artesão. O documento habilita este trabalhador legalmente em todo o Brasil e oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais, nacionais e internacionais. “Entre 2019 e 2020, emitimos 1.466 novas Carteiras e renovamos 725. Mas queremos muito mais em 2021. Por isso, estamos indo até os nossos artesãos para oferecer esta importante ferramenta de trabalho aos talentos da nossa capital”, destaca a secretária Vanessa.
Ao longo do dia 6 de abril, a Setur-DF irá cumprir agendas públicas na Administração Regional de Planaltina e no Complexo Cultural, além de realizar visitas técnicas ao Instituto Maria do Barro, à Casa do Artesão, ao Centro Histórico de Planaltina, ao Morro da Capelinha, à Pedra Fundamental, ao parque aquático Acqua Cerrado e à fazenda Empório Casa da Uva. Na avaliação do administrador regional Antônio Célio Pimentel, a ação itinerante demonstra o comprometimento da atual gestão com o estímulo à geração de emprego e renda. “Planaltina possui um potencial turístico enorme, tanto no turismo cívico, religioso, cultural e rural. Ser a primeira região a receber o Turismo em Ação é um reconhecimento desse potencial. Estamos esperançosos de que o programa irá trazer muitas benfeitorias para os espaços e pontos turísticos de Planaltina”, avalia o administrador.
Conselho Regional do Turismo Sustentável
A criação do Conselho Regional do Turismo Sustentável da Região Administrativa de Planaltina também será discutida em reunião com representantes do Comitê de Turismo de Planaltina. O Conselho, quando instituído por decreto, terá papel de desenvolver ações de conscientização turística e ambiental, contribuir para a formação e capacitação de profissionais que atuam no setor turístico, bem como intervir para captação de investimentos. “A atividade turística deve ser vista como um vetor econômico pela vocação que as cidades do DF têm para atrair investimentos e gerar emprego e renda. São mais de 50 atividades que o segmento abarca. O turismo tem o poder, como poucos segmentos da economia, de resolver o problema do desemprego e impulsionar a retomada econômica de maneira criativa”, ressalta a secretária de Turismo.
O deputado distrital Claudio Abrantes estará presente nos encontros promovidos pela Setur-DF com os representantes do segmento. Na avaliação do parlamentar, o Turismo em Ação irá contribuir para o resgate da riqueza histórica das regiões. “Cada cidade do DF tem sua história que merece ser valorizada. Planaltina, em especial, como a cidade mais antiga e berço da nossa capital, é um verdadeiro livro vivo. Por isso, reconheço a importância de ações dessa natureza, para que toda a riqueza histórica e cultural seja cada vez mais reforçada”, afirma Abrantes.
A riqueza turística de Planaltina
Planaltina integra a lista de atrações turísticas imperdíveis do DF mapeadas pela Secretaria de Turismo. Fundada em 1859, a cidade mais antiga da região servia como ponto de passagem para os bandeirantes que percorriam Goiás em busca de ouro e esmeraldas. Em 1892, a região recebeu a visita da expedição Cruls, que realizou os primeiros estudos para a implantação da futura capital federal no Planalto Central. Porém, somente em 1922, foi lançada a Pedra Fundamental, onde se pretendia construir a futura sede do país.
Hoje, a região administrativa é um museu a céu aberto, que conserva casarões com mais de dois séculos de existência em seu Centro Histórico. A cidade atrai turistas e estudantes de arquitetura de todo o país, que chegam para conhecer as antigas casas construídas com materiais como adobe, palha e madeiras tradicionais. Os visitantes se encantam com essa viagem no tempo até o Brasil colônia, com visitas ao Museu Histórico e Artístico de Planaltina e à Igrejinha São Sebastião, construída há 200 anos pelos escravos da região. Estão ainda na lista de visitas, o Parque Ecológico Sucupira, o Parque Ecológico dos Pequizeiros, a Pedra Fundamental, o Vale do Amanhecer e o Morro da Capelinha, conhecido nacionalmente por ser palco da encenação da Via Sacra por atores da cidade, principal evento de Planaltina, que atrai cerca de 150 mil espectadores anualmente. No tour virtual Rota Fora dos Eixos, estruturado pela Setur-DF, é possível conhecer dicas de visitação e mais detalhes. Acesso pelo link https://is.gd/FCUB5V