
A “Plataforma da Diversidade / Território Folia” completa 6 anos com todo gás e muita animação.
Considerada exemplo de iniciativa que visa promover um espaço inclusivo e culturalmente diverso no Carnaval do Distrito Federal, desde sua criação, em 2019, através da AAMA-Associação Artística MAPATI, a plataforma tem se consolidado como um ponto de encontro para blocos de rua independentes e alternativos, com ênfase na comunidade LGBTQIAPN+, mas também com a participação ativa de outros grupos sociais e culturais.
PROTAGONISTAS
E este ano a celebração conta com a participação quase total de mulheres Cis e Trans em seu quadro. Hoje não só como um território artístico diverso no Carnaval do DF, mas também na montagem de suas equipes operacionais. E para a coordenadora geral, esse ano será um marco na produção cultural carnavalesca nessa previsão.
“Neste ano, 100% de nossas equipes de backstage, produção e técnica são diversas, com maioria de mulheres cis e trans. Um grande marco histórico será na operação de PA e Monitor, a presença de mulheres na operação e uma pessoa não binária. Isso nunca aconteceu em um evento dessa envergadura e esperamos ser inspiração para uma mudança real e paulatina no campo da produção nos demais eventos culturais da cidade.” Comenta Dayse Hansa, coordenadora geral da Plataforma da Diversidade.
INCLUSÃO
O plataforma através de um grande encontro busca garantir que todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, etnia, condição física ou faixa etária, possam vivenciar o carnaval de maneira plena e segura.
Além de ser um evento cultural de grande relevância no Carnaval do Distrito Federal, a “Plataforma da Diversidade” tem se destacado por suas práticas de inclusão, acessibilidade, e valorização da diversidade.
NOVIDADES
Rainha de Corpas vem aí…
Bloco chega para reforçar o brilho, a resistência, a alegria e a majestade da diversidade da comunidade LGBTQIAPN+, no dia 1º de março
Pela primeira vez no Carnaval do DF, vem aí o Bloco Rainha de Corpas. Mais do que uma manifestação carnavalesca, um espaço de celebração e resistência, onde cada participante é tratado como uma verdadeira rainha, digna de brilhar e desfilar com muito orgulho.
Amadrinhado pelo “REBU, o Bloco”, maior bloco sapatão da capital, nesta primeira edição, o Rainha de Corpas tem como grandes convidadas as cantoras e DJ’s Alhocca e Hanna Amim, além de BeatMilla, DJ não binário, que agitarão a galera, no dia 1º de março, das 10h às 14h, no Eixo Cultural Ibero-americano, além de outras atrações.
“Ao som de tambores, axé e muita música, desfilamos com a missão de ocupar as ruas, transformando-as em um território de amor, respeito e diálogo. Nossa proposta é que o Carnaval seja um espaço seguro, onde todos possam ser quem são, livres de preconceitos e cheios de alegria”, ressalta Leilla Portela, coordenadora de comunicação da Coletiva Corpas no Mundo, que promove o Bloco.
“Rainha de Corpas representa não apenas o direito de brincar e brilhar, mas também a reafirmação de que nossos corpos e existências têm um lugar legítimo no Carnaval e na sociedade”, completa.
Além das atrações, o público pode se jogar e já preparar o look, que o Rainha de Corpas irá coroar a melhor fantasia e performance no palco mais majestoso da capital. “Essa é uma iniciativa que, em muitos contextos, está ligada à valorização da criatividade e no empoderamento da nossa comunidade, a premiação será uma tatuagem no Estúdio Maculata”, reforça Elizeu Arcanjo, diretor de arte da Coletiva Corpas.
“Nosso bloco celebra a majestade da comunidade LGBTQIAPN+, que historicamente resistiu às adversidades para conquistar seu espaço na cultura e na sociedade. Ao coroar cada participante como uma rainha, simbolizamos o poder coletivo de ocupar, resistir e transformar”, reforça Mafê Cortez, produtora executiva da Coletiva.
ACESSIBILIDADE
Na Plataforma da Diversidade, TODAS as pessoas têm direito a viver a folia com conforto, segurança e inclusão! 💜🏳️🏳️⚧️🏳️🌈
⏺️ Interpretação em Libras durante a programação.
⏺️Rampas de acesso e áreas adaptadas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
⏺️Sinalização clara e visível, garantindo autonomia para todes.
⏺️Banheiros químicos adaptados, porque conforto é essencial!
⏺️Área de descompressão e para lactantes
⏺️ utilização do posto médico para auto cateterismo
⏺️Equipe com profissionais PCDs na coordenação e produção, promovendo inclusão de verdade!
⏺️Acessibilidade atitudinal: um ambiente onde o respeito e a empatia fazem a diferença! Aqui, valorizamos a autonomia e combatemos qualquer barreira, seja ela física ou social.
PROGRAMAÇÃO
Sábado 1°/03
9h – Banho de Cheiro com Yás e Ogans
10h – Bloco Rainha de Corpas
15h – Rebu, o Bloco Sapatão
Domingo 02/03
15h – Bloco Divindades
20h – Baile da Letícia Fialho
Segunda-feira 03/03
15h – Bloco Os Alquimistas estão chegando
19h – Bloco Cafuçu do Cerrado
Terca-feira 04/03
Dia do Samba
15h – Samba da Malandra convida Cris Pereira
16h – DJ Kirianga
16h30 – Samba Show Capela Imperial de
Taguatinga
18h – Bloco Não Chuta Que é Macumba – Banda Patacori
19h30 – Laady B canta as Deusas do Samba
21h – Samba da Passarinha
Serviço:
Plataforma da Diversidade/ BSB Folia 2025
De 1 a 4/03 (sábado à terça-feira)
Local: Eixo Iberoamericano-Eixo Monumental (Antiga Funarte)
Entrada França
Classificação Livre
Fotos: Letícia Fialho, DJ Umiranda, Bloco Divindades, Bloco Rebu, Bloco Cafuçu do Cerrado
Créditos: Divulgação
Informações: https://www.instagram.com/plataformadadiversidade?igsh=ejU0ZjRldjlkM2k2