O novo portal “Observatório da Mulher”, criado pelo Governo do Distrito Federal, GDF, (Decreto n.º 40 476 de 02 de março de 2020), e coordenado pela Secretaria da Mulher, SMDF, marca o diferencial na proposta de ampliar a acessibilidade digital à toda a população do DF. O Observatório da Mulher é inovador e pioneiro, com vasto conteúdo de estatísticas e informações constantemente atualizadas sobre a realidade das mulheres no Distrito Federal. O lançamento do portal será na próxima segunda-feira (29), por meio de uma LIVE no Twitter da Agência Brasília @AgenciaBrasilia e também na página do Facebook @GovDF. O evento ocorrerá no Salão Branco do Palácio do Buriti. Na ocasião, será realizada a cerimônia de posse do Comitê Gestor do portal.
Podem ser encontrados no portal, disponível também em versão mobile, gráficos com dados comparativos relacionados às áreas da saúde; segurança pública; trabalho; educação; assistência social; e direitos humanos. O Observatório é também mais um meio de atendimento à mulher em situação de violência, com o canal “Peça Ajuda” onde são encontrados os contatos para atendimento e orientações da Secretaria da Mulher; o número Dique-Denúncia da Polícia Civil – 197 e também da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.
Entre as finalidades do Observatório da Mulher, está a produção de diagnósticos qualificados sobre a situação da mulher, a implementação e avaliação de políticas públicas para as mulheres; a padronização da coleta, análise e divulgação dos dados e informações públicas. De acordo com a Secretária da Mulher, Ericka Filippelli, um dos principais objetivos do portal é contribuir para a promoção da igualdade de gênero e dos direitos das mulheres. “O Observatório chega para contribuir e centralizar uma série de informações e serviços de extrema relevância para as mulheres e para a população em geral. O mais interessante e enriquecedor é a integração com outras pastas na composição do Comitê Gestor do portal e na disponibilidade dos dados. As Secretarias, a Casa Civil e a Codeplan, envolvidas na gestão do portal, têm o objetivo comum de multiplicar conhecimento e estimular a participação social na formulação de políticas públicas efetivas de proteção à mulher”, destaca a Secretária.
O Observatório centraliza todas as informações da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no DF:
* Central de Atendimento à Mulher: 180; * Central da Polícia Civil do Distrito Federal: 197; * Contatos da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam I e II); * Defensoria Pública; * Núcleo de Defesa da Mulher; * Centro de Atendimento à Mulher; * Núcleos de atendimento à família e autores de violência doméstica, Nafavd; * Centro de Referência de Assistência Social, CRAS; * Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS; * Casa Abrigo; * Conselho dos Direitos da Mulher, CDM.O portal também traz orientações que auxiliam na identificação de todo e qualquer tipo de agressão contra a mulher. Segundo o Observatório, entre março e maio deste ano, foram realizados quase 1.400 atendimentos durante a campanha “Mulher Você não está Só”, lançada nesse período de pandemia, provocado pela Covid-19. A Cartilha da Secretaria da Mulher também está disponível no portal com informações e orientações sobre o que é violência doméstica e como identificá-la. Também podem ser encontradas estatísticas da participação feminina nos programas de incentivo ao empreendedorismo e à autonomia econômica das mulheres, realizados pela SMDF, bem como dados estatísticos atuais sobre o COVID -19.
O evento de lançamento do Observatório da Mulher contará com a presença da Secretária da Mulher, Ericka Filippelli; do deputado Rodrigo Delmasso; do presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, Codeplan, Jean Lima; e de autoridades que compõem o Comitê Gestor do portal. O colegiado é composto pelas Secretarias da Mulher; de Educação; do Trabalho; da Saúde; de Desenvolvimento Social; de Segurança Pública; Casa Civil e Codeplan. O evento será restrito ao secretariado e à imprensa.
SERVIÇO:Lançamento do portal Observatório da MulherQuando: 29 de junhoOnde: Salão Branco do Palácio do Buriti
TRANSMISSÃO DA LIVE:Twitter da Agência Brasília – https://twitter.com/AgenciaBrasiliaFacebook do Governo do Distrito Federal – https://www.facebook.com/govdf