Início / Cultura / Pré Setor Carnavalesco Sul diverso, plural e efervescente volta a acontecer em janeiro de 2023

Pré Setor Carnavalesco Sul diverso, plural e efervescente volta a acontecer em janeiro de 2023

Depois de três anos, mais de 20 artistas irão se apresentar na Galeria dos Estados

Calango Careta – foto divulgação

O pré Setor Carnavalesco Sul, evento que movimentou a região central de Brasília em 2020, volta a acontecer durante os quatro sábados de janeiro de 2023. Mais de 20 artistas, a maioria deles do Distrito Federal, vão se apresentar na Galeria dos Estados, entre o Setor Comercial Sul e o Setor Bancário Sul, nas noites de 07, 14, 21 e 28/01, mostrando boa parte da riqueza cultural que nasce e cresce no DF. O momento de retomada da realização do pré-carnaval é comemorado por Caio Dutra, administrador do No Setor Ltda, responsável pela realização do projeto, “não só pela continuidade da recuperação econômica do setor de eventos, mas também pela retomada da construção da própria identidade cultural carnavalesca do DF, estimulando a produção cultural que é daqui”. 

Nesse sentido, a curadoria para os quatro dias de festas levou em consideração que esse enredo carnavalesco cerratense é diverso, plural e efervescente, e os nomes de cada dia representam fortemente essa riqueza. A intenção é avivar a energia carnavalesca, depois de três anos de não realização do carnaval de maneira regular com nomes bem conhecidos e admirados pelos brasilienses. 

  • 07 de janeiro  || Bloco das Divinas Tetas, Bloco do Calango Careta, Aparelhinho, Filhos de Guetta, Odara Kadiegi e Cia Miragem – Circo & Dança.
  • 14 de janeiro || Samba Urgente, Martinha do Coco, Baile da Letícia Fialho, Bloco MamaTa Difícil e Tamara Maravilha.
  • 21 de janeiro || Yago Oproprio, Jean Tassy, Puro Suco, Kel & Margaridas, Umiranda, Beat do MK e DJ Kayaman.
  • 28 de janeiro || Getúlio Abelha, Cxxju, DJ Marceline, Úrsula Zion, K DQ Onijá e a vogueball “Delírios Carnavalescos” apresentada pela House of Bastet.
DJ Marceline – foto divulgação

A Galeria dos Estados como palco:

A ocupação do centro de Brasília, principalmente do Setor Comercial Sul, fortemente trabalhada pelo grupo No Setor desde 2018, ganha um capítulo importante com a realização do pré-carnaval na Galeria dos Estados, espaço que passou por processo de transformação recentemente. “Essa movimentação reforça a relevância que o território tem para grupos que trabalham pela ressignificação da região constantemente agindo para mudar a imagem que o SCS carrega, atuando para trocar símbolos negativos de insegurança e violência, para um lugar de folia, de respeito, de harmonia, e o carnaval traz esses elementos”, celebra Caio.

A Vogueball do dia 28 de janeiro:

No último dia de pré Setor Carnavalesco Sul a programação será diferenciada, e além do show com Getúlio Abelha e a discotecagem de Cxxju, DJ Marceline, Úrsula Zion e K DQ Onijá, haverá a vogueball “Delírios Carnavalescos” apresentada pela House of Bastet, em referência ao bloco carnavalesco Bunda do Delírio que se apresentou no carnaval de 2020.

Miranda Almeida Bastet, produtor da vogueball, explica que as Balls são eventos onde as pessoas que participam da cultural Ballroom se reúnem para performar e competir em categorias por meio da dança chamada Vogue. Na festa do dia 28, haverá 10 categorias de participação com temáticas carnavalescas e premiações para participantes vencedores. A cultura Ballroom nasceu em Nova York no final da década de 60, onde os bailes, ou Balls, se constituíram como espaços de acolhimento para pessoas pretas, latinas, trans, LGBTQIA+ e periféricas. 

Para participar da competição não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer à Galeria dos Estados no dia 28 de janeiro. No entanto, se competidoras e competidores precisarem de espaço de camarim para a troca das roupas e acessórios, as inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/DeliriosCarnavalescos. “Nossas batalhas na passarela seguem o ritmo do ressoar das baterias de carnaval nas ruas, compartilhando da necessidade de liberdade e expressões que celebrem resistência e toda nossa existência”, finaliza Miranda.

Serviço:

Pré Setor Carnavalesco Sul

> 07, 14, 21 e 28 de janeiro de 2023

> 22h 

> Galeria dos Estados

> ingressos no link https://www.ingressolive.com/prescs2023 

> classificação indicativa: 18 anos> outras informações https://setorcarnavalescosul.com.br/

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Exposições e cinema são as atrações do primeiro fim de semana do ano

Espaço Cultural Renato Russo apresenta os últimos dias de duas exposições; Cine Brasília tem breve …