Esta semana no Cine Brasília inclui duas produções muito significativas para a cidade. A primeira delas, “Valentina”, entra em cartaz, como estreia e como sessão especial em homenagem ao jovem cineasta Cássio Pereira dos Santos, formado em cinema desde jovem nos cursos Usina de Cinema, do Espaço Cultural 508 Sul (Renato Russo) e da Universidade de Brasília.
Delicado e oportuno, “Valentina”traz para o ambiente interiorano do Brasil a discussão de gênero. Em muitas das pequenas cidades do país, esta questão ainda é completamente ignorada, desprezada e, quando surge, vem carregada com um viés preconceituoso e violento. O drama da protagonista está inserido inteiramente nesse contexto: depois de mudar para o interior, ela quer se matricular na nova escola com seu nome social, deixando de vez seu passado masculino para trás.
A segunda sessão especial, “O Cinema Segundo Vladimir Carvalho”, de Maria Maia, distingue os 88 anos (celebrados na data de sua exibição) do maior de nossos documentaristas. Precursor do cinema novo brasileiro, com filmes como “Aruanda”, “A Bolandeira”, “Romeiros da Guia”, entre outros, Vladimir filma o que talvez seja o grande clássico do documentário brasileiro, “O País de São Saruê”.
Paraibano, as raízes nordestinas de Vladimir estão impregnadas em cada fotograma da primeira fase de sua obra. A mudança para o “sertão molhado” de Brasília – a expressão é dele – faz com que seu cinema migre geográfica e esteticamente para as duas geografias. Nordeste e Centro-Oeste se imiscuem organicamente em sua produção dos anos 1970 até a nossa contemporaneidade. Todas essas nuances estão expressas em “O Cinema Segundo Vladimir Carvalho”, de Maria Maia
Outra pérola em estreia na nossa programação é o longa de animação infantil “Tarsilinha”, que poderá ser visto sempre nas sessões matutinas das 10h – com exceção das segundas-feiras, quando não será exibido. “Tarsilinha”, longa de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo, homenageia uma das principais artistas brasileiras, Tarsila do Amaral. A sua mais conhecida obra, O Abaporu, foi estopim para o Manifesto Antropofágico (1928), de Oswald de Andrade, que defende a criação de uma arte verdadeiramente brasileira e o rompimento
com padrões culturais estrangeiros. É a cereja no bolo de nossa programação, ao lado de Pinóquio, animação para o público adulto e infanto-juvenil, concorrente ao Oscar, aclamado em diversos festivais internacionais e traz a assinatura de Guilhermo Del Toro e Mark Gustafson.
Outra grande presença em nossa programação é a animação, concorrente ao Oscar, Pinóquio. Se você é um fã desse clássico conto-fábula, prepare-se para uma surpreende e insólita surpresa. Não custa lembrar que seu autor, Collodi, se inspirou quase que inteiramente no contexto sócio-político da Itália de sua época para escrever sobre o personagem. Escrita no século XIX, duas décadas após a reunificação italiana, Pinóquio refletia os problemas financeiros vividos pelos italianos. Não vamos aqui dar um spoiler, mas lembramos que, na história original há uma grande ambigüidade das personagens: ninguém é inteiramente bom nem mau. E o que faz Del Toro? Bem, ele traz a história para o contexto do fascismo italiano, entrecruza questões religiosas e, sem muita dificuldade, podemos fazer relações com a nossa contemporaneidade.
Como novidade extra, teremos as sessões DEPOIS DAS HORAS, com dois filmes da mostra VÁ E VEJA – RETROSPECTIVA 2022 muito requisitados: “Aftersun” e “Crimes do Futuro”. O título das sessões faz referência ao grande filme de Martin Scorsese, já que elas acontecem em horários que excedem o habitual do Cine Brasília. As sessões acontecerão às 22h15.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA (26/01/2023
10h – Tarsilinha
13h45 – Marte Um
16h – Regra 34
18h – Pinóquio
20h15 – Sessão especial dedicada ao diretor Cássio Pereira com exibição dos curtas-metragens “A menina espantalho” e “Marina não vai à praia” e do longa-metragem “Valentina”
SEXTA-FEIRA (27/01/2023)
10h – Tarsilinha
14h – Valentina
16h –Regra 34
18h – Pinóquio
20h15 – Regra 34
22h15 – Aftersun (Depois das Horas)
SÁBADO (28/01/2023)
10h – Tarsilina
14h – Valentina
16h – Regra 34
18h – Pinóquio
20h15 – Regra 34
22h15 – Crimes do Futuro (Depois das Horas)
DOMINGO (29/01/2023)
10h – Tarsilinha
14h – Valentina
16h – Regra 34
18h – Pinóquio
20h15 – Regra34
SEGUNDA-FEIRA (30/01/2023)
14h – Valentina
16h – Regra 34
18h – Pinóquio
20h15 – Regra34
TERÇA-FEIRA (31/01/2023)
10h – Tarsilinha
14h – Valentina
16h – Regra 34
18h30 – Homenagem a Vladimir Carvalho com exibição do filme O Cinema Segundo Vladimir Carvalho
20h – Regra 34
QUARTA-FEIRA (01/02/2023)
10h – Tarsilinha
14h – Valentina
16h – Regra 34
18h – Pinóquio
20h15 – Regra34
SESSÃO ESPECIAL
O CINEMA SEGUNDO VLADIMIR CARVALHO
(Documentário/Brasil/74min)
De Maria Maia
Roteiro e Direção: Maria Maia
Produção: Dea Barbosa e Cristina Monteiro
Sinopse: O documentário apresenta um panorama da trajetória cinematográfica de Vladimir Carvalho, um dos principais documentaristas brasileiros em ação, desde o início da sua carreira como corroterista do clássico Aruanda, de Linduarte Noronha, até os dias de hoje. Tendo ele próprio como narrador principal, ilustrado por seus filmes, como O País de São Saruê, O Evangelho Segundo Teotônio, Conterrâneos Velhos de Guerra, Barra 68 e O Engenho de Zé Lins, o filme traz ainda entrevistas com Gilberto Gil, Orlando Senna, Arnaldo Carrilho, Dácia Ibiapina, Sérgio Moriconi, entre outros.
Realização: TV Senado
Classificação indicativa: 10 anos
ESTREIA
Com sessão especial dia 26/01, às 20h15
VALENTINA
(Drama/Brasil/2022/95min)
De Cássio Pereira dos Santos
Com: Thiessa Woinback, Guta Stresser, Rômulo Braga, Ronaldo Bonafro, Letícia Franco
Sinopse: Valentina (Thiessa Woinbackk) é uma adolescente transgênero de 17 anos que se muda para uma pequena e pacata cidade no interior de Minas Gerais com sua mãe, Márcia (Guta Stresser). Com receio de sofrer intimidações em sua nova escola, ela busca por sua privacidade e tenta se matricular na escola com o uso de seu nome social. Porém, a família da jovem passa a ter problemas com a direção da escola que lida de maneira totalmente equivocada exigindo a assinatura do pai ausente de Valentina para realizar sua matrícula. Com a ajuda de sua mãe e seus amigos, ele passa a enfrentar os desafios de seu dia a dia
Classificação indicativa: 18 anos
TARSILINHA
(Animação/Brasil/2022/80min)
De Celia Catunda e /kiko Mistrorigo
Sinopse: Tarsilinha é uma menina de oito anos de idade, muito apegada a sua mãe, que se vê obrigada a enfrentar seus medos e embarcar numa aventura sozinha. Durante sua jornada por um mundo fantástico, ela se torna cada vez mais independente e corajosa, além de provar (várias vezes) sua determinação para recuperar as memórias de sua mãe. A cada encontro e obstáculo que supera, Tarsilinha entende melhor quem ela é: uma amiga fiel, protetora e destemida. Em sua jornada, Tarsilinha verá coisas incríveis e fará amigos, mas também terá que enfrentar seus medos, superar obstáculos e voltar para casa em segurança com todas as lembranças
EM CARTAZ
REGRA 34
(Drama/Brasil/2022/100min)
De Julia Murat
Com: Sol Miranda, Lucas Andrade, Lorena Comparato, Isabela Mariotto
Sinopse: Simone é uma jovem advogada negra que passou anos fazendo performances online de sexo para pagar a faculdade de Direito. Ela acabou de passar em um concurso para defensora pública e sua ambição é defender mulheres em casos de abuso. Com o objetivo de despertar novamente o desejo sexual de Simone, uma amiga envia para ela o link de um vídeo onde uma mulher negra pratica sadomasoquismo. Gradualmente, Simone entra em uma jornada de conhecimento das práticas BDSM e seus interesses sexuais a levam a um mundo de violência e erotismo.
Classificação indicativa: 18 anos
VÁ E VEJA – Retrospectiva 2022
Sessões “Depois das Horas”
PINÓQUIO
(Animação/USA/117min/2022)
De Guillermo Del Toro e Mark Gustafson
Com: (Vozes) Gregory Mann, David Bradley, Ewan McGregor
Sinopse: A nova versão do diretor Guillermo del Toro é uma releitura sombria e distorcida do famoso conto de fadas de Carlo Collodi sobre o boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Situado em 1950 na Itália comandada pelo fascismo,
Pinóquio ganha a vida quando seu criador talha a forma de um menino em madeira. Mas essa não é qualquer história que todos estão acostumados a ver sobre o menino travesso de madeira. Ao ganhar vida, Pinóquio acaba não sendo um menino tão legal, criando travessuras e pregando peças. Mas ele acaba aprendendo algumas lições ao longo de sua jornada. Entre suas aventuras, o menino de madeira terá de encontrar muitas criaturas e personagens, como o trapaceiro Conde Volpe, um sprite de madeira mágica e até a própria Morte, além de embarcar em um episódio para salvar Geppetto da barriga de um monstro marinho. Mas não espere que esta história tenha um final feliz.
Classificação indicativa: 12 anos
MARTE UM
(Drama/Brasil/2022/1h55min)
De Gabriel Martins
Com: Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião
Sinopse: A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente extremista de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
Classificação indicativa: 16 anos
AFTERSUN
(Drama/Reino Unido/USA/2022/101min)
De Charlotte Wells
Com: Ruby Thompson, Paul Mescal, Frankie Corio, Celia Rowlson-Hall
Sinopse: Em Aftersun, no final da década de 1990, Sophie, de onze anos, e seu pai Calum passavam as férias em um clube na costa turca. Eles tomam banho, jogam bilhar e desfrutam da companhia amigável um do outro. Calum se torna a melhor versão de si mesmo quando está com Sophie. Sophie, enquanto isso, acha que tudo é possível com ele. Quando a jovem está sozinha, ela faz novos amigos e tem novas experiências. Enquanto saboreamos cada momento passado juntos, uma sensação de melancolia e mistério às vezes permeia o comportamento de Calum. Vinte anos depois, as memórias de Sophie ganham um novo significado enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia.
Classificação indicativa: 14 anos
CRIMES DO FUTURO
(Ficção Científica/Suspense/Canadá/108min/2022)
De David Cronenberg
Com: ViggoMortensen, Léa Seydoux, Kristen Stewart
Sinopse: Em um futuro distópico, onde os humanos precisam aprender a conviver e se adaptar a um ambiente sintético, a espécie deve ir para além do que seu estado natural permite e se submeter a uma metamorfose, o que causa uma mudança em seu DNA. Enquanto alguns abraçam o potencial ilimitado do trans humanismo, outros tentam policiá-lo. De qualquer modo, a Síndrome da Evolução Acelerada está se espalhando rapidamente. Saul Tenser é um artista mundialmente reconhecido que utiliza esse novo estado de ser para sua arte, realizando alterações no seu corpo de forma pública. Junto com Caprice, Tenser transformou a remoção de seus próprios órgãos “extras” em um espetáculo para seus fiéis espectadores se maravilharem, numa espécie de performance teatral. Com uma subcultura e uma sociedade obcecada por cirurgia, Timlin, uma investigadora do National Organ Registry, rastreia cautelosamente seus movimentos, e deseja usar a notoriedade de Saul para espalhar para o mundo as consequências desse experimento.
Classificação indicativa: 8 anos
CINE BRASÍLIA
Endereço: SHCS EQS 106/107, s/nº – Asa Sul
Capacidade: 606 assentos