Início / Eventos / QUEIJOS PREMIADOS SERRA DA CANASTRA ESTÃO ENTRE AS ATRAÇÕES DE EVENTO NA EMBAIXADA DA ITÁLIA, EM BRASÍLIA.

QUEIJOS PREMIADOS SERRA DA CANASTRA ESTÃO ENTRE AS ATRAÇÕES DE EVENTO NA EMBAIXADA DA ITÁLIA, EM BRASÍLIA.

A 4ª Edição do evento Vini d’Italia, que se realiza no próximo dia 19 de outubro, na Embaixada da Itália, em Brasília, terá como protagonistas, no campo da gastronomia, dezenas de queijos premiados da Serra da Canastra que se destacam pela qualidade e pelo modo artesanal de produção.

O Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. Produzido há mais de duzentos anos, ele é primo distante do queijo de São JorgeAçoresPortugal, trazido pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro, mas com particularidades muito brasileiras. O clima, a altitude, os pastos nativos e as águas da Serra da Canastra dão a esse queijo um sabor único: forte, meio picante, denso e encorpado. Desde maio de 2008, o queijo canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A gestora da área de gastronomia do evento, Kézia Pimentel, recentemente designada Embaixadora dos Queijos Serra da Canastra em Brasília, faz a apresentação dos queijos e seus respectivos prêmios.

Queijo Canastra Pedacin da Serra – Franciele

O Queijo Pedacin da Serra é um Meia Cura tradicional, daqueles que só a região da Canastra pode proporcionar. Possui casca fina, textura densa e uniforme, interior esbranquiçado, levemente picante.

Premiação: Bronze, no Mundial do Queijo do Brasil, 2022.

Queijo Canastra Jacob – Vivaldo

Produzido pelo Vivaldo e sua esposa Daniela em São Roque de Minas. O queijo Canastra da fazenda Jacob é o tradicional de casca amarela lisa e branco por dentro. Ideal para fazer um pão de queijo no seu estado de queijo curado ou ideal para comer com goiabada em seu estado de meia cura. Acompanha muito bem um cafezinho coado na hora.

Premiações: Ouro na ExpoQueijo Brasil 2022.

Queijo Canastra Ponte Velhano – Marcos Lano

Maturação: Acima de 20 dias em caverna subterrânea com presença de mofo branco.

Textura: Casca amarelada e firme, por dentro apresenta alta umidade e maciez.

Sabor: Forte e acentuado característicos da maturação em ambiente úmido e frio.

Peso: Em média de 1kg (por se tratar de um produto artesanal, pode sofrer variação de peso de acordo com o tempo de maturação)

Premiações: Bronze III Prêmio Queijo Brasil, Prata IV Prêmio Queijo Brasil, Bronze V Prêmio Queijo Brasil, Bronze e Prata no Mundial do Queijo do Brasil 2019,Ouro na ExpoQueijo Brasil 2022,Bronze no Mundial do Queijo do Brasil 2022.

Queijo Canastra Pingo de Amor – Lucilha

O Queijo Canastra Pingo de Amor é feito com leite cru do rebanho de vacas Caracu e Girolanda criadas livres no pasto.
Durante o processo de maturação, o Queijo Pingo de Amor sofre variações peculiares passando pelo amarelo ouro de massa macia ao mofado com fungos brancos naturais, que formam uma casca branquinha, crocante, massa cremosa e, devido o sal estar presente de forma equilibrada, resulta num sabor suave ao mesmo tempo que acentuado.

Premiação:13 medalhas Prêmio Queijo Brasil, entre Prata e Bronze; 03 medalhas no Mundial du Fromage, em Tours, na França, 2019.

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

CAPACITA – Escola Sócio Criativa do DF lança uma segunda temporada de cursos, oficinas e debate online

Em dezembro do ano passado, a CAPACITA promoveu a primeira série ou temporada quando atendeu …