Início / Saúde / Rota do Cerrado apresenta 10 atrativos naturais do DF pelo Brasília Tour Virtual

Rota do Cerrado apresenta 10 atrativos naturais do DF pelo Brasília Tour Virtual

Semana Mundial do Meio Ambiente lança luz sobre a importância da preservação e a Rota do Cerrado dá uma amostra das riquezas que a capital abriga

Parque Nacional de Brasilia – Foto: Lula Lopes

A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada de 1 a 5 de junho. A data foi criada pela ONU para chamar a atenção de todas as esferas da população para a importância da preservação dos recursos naturais. Localizada no Planalto Central do Brasil, em meio à vegetação nativa do cerrado, o Distrito Federal oferece verdadeiros tesouros ecológicos para a prática de ecoturismo, aventura e turismo rural. Em tempos de isolamento social, a Secretaria de Turismo convida a todos a se aventurarem pelas belezas naturais da capital e os 10 atrativos que compõe a Rota do Cerrado, do Brasília Tour Virtual.

Devido aos inúmeros parques e pela imensa área rural que circunda a região, Brasília é um destino perfeito para quem busca momentos de bem-estar e conexão com a natureza. O Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, é uma área de conservação situada a 10 km do centro de Brasília. Suas atrações mais populares são as piscinas de água cristalina formadas pelas nascentes e poços naturais que surgem às margens do Córrego Acampamento. O Parque também oferece trilhas de pequena e média dificuldade, uma aventura cheia de emoção para toda a família. A flora preservada e a rica fauna local são um espetáculo à parte.

Pelas trilhas é comum avistar pássaros raros e animais típicos do Cerrado, tais como macacos, lobos-guará, tatus-canastra, tamanduás-bandeira, jaguatiricas, papagaios e diversas outras espécies que fazem do Parque seu lar. Com tantos atrativos, a Água Mineral é um passeio essencial para quem ama a natureza.

Para Vanessa Mendonça, secretária de Turismo, Brasília tem uma forte vocação para o Turismo Rural, de Aventura e Ecoturismo, já que 70% do Distrito Federal é composto por áreas rurais. “O Distrito Federal possui diversas atividades e experiências voltadas para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura – que oferecem uma nova forma de enxergar a capital com outras vivências.  E o Tour Virtual é uma ótima oportunidade para todos conhecerem um pouco das nossas belezas naturais para, quando tudo isso passar, poderem visitar pessoalmente”.

Jardim Botânico – Foto: Tony Winston – Agência Brasília

O Jardim Botânico de Brasília é outra opção para quem quer ter contato com a natureza. É predominantemente composto por vegetação do cerrado, em excelente estado de conservação, que pode ser apreciado nas trilhas abertas à visitação pública. Por conta dessa característica, o JBB é conhecido como o “Jardim do Cerrado”. A área acessível à visitação é composta pelo Centro de Visitantes, Centro de Excelência do Cerrado, área de Piquenique, Orquidário, Cactário, Biblioteca, Permacultura, Anfiteatro, Trilhas Interpretativas e Jardins Temáticos.

Para Fragmar Diniz Leite, presidente do Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do DF e entorno – RuralTur, o Tour Virtual é uma ótima iniciativa e usa a tecnologia como aliada. “Quem visita a nossa cidade encontra um bioma com muita coisa diferente. Temos cantos de pássaros, frutas únicas e uma enorme diversidade. Vale a pena conhecer o Distrito Federal”.

Projeto Viva Lago Oeste

O Lago Oeste é uma região do DF que encanta quem passa por lá. Localizada em Sobradinho, é considerada uma das áreas ecológicas da capital brasileira, detentora das mais belas paisagens. No Lago Oeste é possível encontrar hospedagem, gastronomia, espaço de eventos, Turismo Rural, Ecoturismo e Turismo de Aventura. Além disso, uma produção local de moda, arte, agrofloresta e de cogumelos e queijos, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis.

O projeto Viva Lago Oeste nasceu justamente com o intuito de desenvolver o turismo local. Iniciado em 2017, um grupo de empresários da região que procurou o Sebrae/DF para ajudá-los. Com a proposta, visitantes e turistas terão a oportunidade de conhecer produtos e serviços de qualidade e experiências memoráveis.

Segundo José Júnior, proprietário da Trilha do Calango – espaço de eventos localizado no Lago Oeste, a iniciativa é fundamental para dar uma maior visibilidade a região e fomentar o Turismo. “O Lago Oeste é o local mais ecológico de Brasília, está entre o Parque Nacional de Brasília, a APA de Cafuringa e é os Caminhos das Cachoeiras. O nosso objetivo é prestar serviços de qualidade, oferecer produtos orgânicos e experiências memoráveis. A região é belíssima e próxima ao Plano Piloto. Temos muito a oferecer”.

Cidades circunvizinhas

A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos de ecoturismo mais fascinantes do país. Sua exuberante natureza atrai turistas de todo o mundo. Reconhecido como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica a apenas 260 km de Brasília. Entre as principais atrações da Chapada estão suas diversas cachoeiras, medindo até 120 metros de altura, trilhas, cânions, rios e mirantes com vistas de tirar o fôlego devido a sua magnitude.

O município de Alto Paraíso, do qual a histórica Vila de São Jorge faz parte, é o local mais procurado pelos turistas por oferecer diversos restaurantes, hotéis, pousadas e atrações culturais durante o ano inteiro. Vale a pena se programar para curtir os festivais de música, mostras de cinema e feiras gastronômicas que utilizam temperos e frutos do Cerrado como ingrediente principal. Uma experiência rica, deliciosa e imperdível pelo segundo maior bioma do Brasil.

Chapada Veadeiros – Foto: Namuchila

Conheça outros pontos turísticos disponíveis da Rota do Cerrado:

Brasília Rural

Brasília tem diversos atrativos naturais em suas propriedades rurais e campestres abertas a visitação. São várias opções de lazer em contato direto com toda a beleza bucólica do Cerrado brasiliense. O visitante pode desfrutar de passeios a cavalo e charretes, pescaria, trilhas, mirantes, cachoeiras, restaurantes com comidas típicas regionais preparadas no fogão a lenha, além das diversas pousadas e hotéis-fazendas com terras cultivadas e criações de animais. Tudo isso em meio às belas paisagens bucólicas do Cerrado, e ainda é possível levar para casa produtos locais: doces, compotas e artesanato.

Jardim Zoológico de Brasília

O Zoológico possui cerca de 1.200 animais de diversas espécies e oferece várias atrações a seus visitantes, dentre as quais se destacam o Museu de Ciências Naturais, viveiro de borboletas, área para piqueniques, parquinho, serpentário, lagos artificiais e lanchonetes. Outra experiência única no Zoo é o Santuário da Vida Silvestre, uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), onde é possível observar várias espécies de animais em seu habitat natural, principalmente aves típicas do Cerrado.

Floresta Nacional de Brasília – Flona

Localizada na região de Taguatinga, a Floresta Nacional de Brasília possui a maior trilha sinalizada em uma unidade de conservação do país. Criada em 1999, a Flona tem uma área de 9 mil hectares de Cerrado e ajuda a preservar a nascente do Rio Descoberto, responsável por 70% do abastecimento de água potável do Distrito Federal. A Floresta é aberta à visitação e dispõe de trilhas indicadas para todos os gostos. Seja de bicicleta ou a pé, a Flona é uma verdadeira aventura para os amantes da fauna e da flora do Cerrado.

Salto do Tororó

Localizado a apenas 50 km do centro de Brasília, o Salto do Tororó é um dos locais mais procurados para banhos de cachoeira e ecoturismo no Distrito Federal. O lugar é bastante frequentado por praticantes de rapel e mountain bike, mas também oferece opções de lazer para toda a família. Para completar a aventura, o Salto do Tororó possui 18 metros de altura, e a trilha até a queda-d’água é de apenas 2 km, uma caminhada repleta de borboletas, pássaros e flores do Cerrado.

Parque da Cidade – Sarah Kubitschek

O Parque da Cidade é um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina. Esse extenso centro de lazer ao ar livre oferece aos seus visitantes quadras de esportes, pista de cooper e patinação, ciclovias e trilhas por seus bosques com árvores nativas do Cerrado. Nas dependências do Parque ainda encontramos um pavilhão de exposições, lago artificial, centro hípico, parque de diversões, kartódromo, restaurantes, churrasqueiras comunitárias e espaços para piquenique. No Parque também encontramos os inconfundíveis jardins do paisagista Roberto Burle Marx e azulejos do renomado artista Athos Bulcão, uma simbiose perfeita entre a arte e a natureza na Capital Federal.

Parque Olhos-d’Água

Localizado entre as quadras 412 e 415 da Asa Norte, o Parque Olhos-d’Água abriga uma grande biodiversidade, incluindo peixes, aves, anfíbios, répteis e mamíferos, tais como as simpáticas capivaras. Sua rica flora é formada por plantas nativas do Cerrado e por algumas árvores frutíferas: bananeiras, figueiras e mangueiras. No local também encontramos a Lagoa do Sapo, abastecida por diversas nascentes, e um riacho cortado por duas pequenas pontes ao longo do Parque. O Olhos-d’Água oferece aos seus visitantes pistas para caminhadas, relógio de sol, espaço para atividades culturais como espetáculos teatrais, shows musicais, prática coletiva de yoga e tai chi chuan e trilhas acessíveis por seus belos bosques.

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Venâncio Shopping promove ação em apoio ao “Janeiro Branco”

De 25 a 27 de janeiro, público pode conferir debates para conscientização sobre saúde mental. …