Início / Cultura / Samambaia recebe o Festival Mulheres no Grafitti e Artes Integradas

Samambaia recebe o Festival Mulheres no Grafitti e Artes Integradas

Evento acontece no dia 13 de maio e tem programação recheada

Caliandra Molotov

O poder feminino da cena urbana brasiliense é celebrado no dia 13 de maio, com o 061 Citadinas – Festival de Mulheres no Grafitti e Artes Integradas, que acontece de graça no Galpão do Riso (QS 405 Centro Comunitário, Samambaia). Com uma programação inteiramente feminina, o público prestigiará atrações da cultura hip hop como rap, poesia falada, grupo de break com dança de rua (street dance). A iniciativa tem apoio do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

A programação foi selecionada por meio de convocatória pública e quem fará a festa acontecer será o grupo de rap Donas da Rima, o grupo de break BsbGirls e a poesia será comandada por Caliandra Motolov. Para deixar a festa ainda mais acessível, haverá uma intérprete de libras no local.

Com objetivo de protagonizar a arte urbana pelo olhar das mulheres grafiteiras e ser um difusor de expressão cultural e social, a multiartista Nabrisa, criou a iniciativa, que traz o protagonismo feminino no grafitti, e coloca em cena mulheres, pessoas pretas, LGBTQIAP+, incluindo moradoras de regiões administrativas do Distrito Federal.

Incentivo para novas artistas

Esta edição ofereceu a “Oficina de Formação Novas Chavosas no Graffiti” com atividades de formação para novas grafiteiras para fortalecer e incentivar a participação feminina no universo do Graffiti, além de potencializar profissionais e jovens aprendizes a criarem novas linguagens e pesquisas nesta arte. Foram ministradas quatro oficinas gratuitas em Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente. Também aconteceram workshops com convidadas especiais como Naiana Nati, Syner, Miah e Owls, representantes da cena do grafitti brasiliense.

Concurso

Para as grafiteiras profissionais, a iniciativa abriu espaço para uma competição com mulheres para pintarem suas obras em um espaço disponibilizado pela produção do evento, no Galpão do Riso. As competidoras ganharam um kit de materiais para confecção de sua obra. Ao total, 21 grafites ganharam forma nos muros e destes, 10 serão selecionados a partir do dia 5/5 por meio de votação no Instagram do festival @061citadinas.  Os 4 melhores trabalhos ganharão prêmios em dinheiro e o resultado será divulgado no dia 13, durante o festival.

FICHA TÉCNICA:

Produção Executiva: Gustavo Letruta

Diretor de Produção: Gustavo Letruta

Direção Artística: Sabrina Falcão

Gestão Administrativa: Paola Alcântra / Saturno Cultural

Coordenadora de Comunicação: Ana Amábile

Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação

Assistente de Produção: Mayara Paiva

Oficineira: Sabrina Falcão

Workshops: Naiana Nati, Nathália Brito, Raissa Miah

Realização: Studio ART Nabrisa Cultural

Produção: Saturno Cultural

Apoio: Galpão do Riso, Espaço por Elas, Jovem de Expressão

Projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Museu de Arte de Brasília recebe a exposição ‘DŌ: a caminho da virtude’ da Japan House São Paulo

                Pela primeira vez, a Japan House São Paulo     – instituição sediada em São Paulo e …