A relação direta com todos os municípios promoverá mais oportunidades de ações e o fortalecimento de Brasília como destino turístico
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) vem assumindo um papel importante no cenário brasileiro. Depois de ser convidada a integrar o grupo que organiza as comemorações do Bicentenário da Independência, da qual faz parte a Casa Civil da Presidência da República, a pasta, liderada pela secretária Vanessa Mendonça, agora está filiada à Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). A filiação foi publicada no Diário Oficial do DF nessa quarta-feira (31/3) e assinada pelo governador Ibaneis Rocha.
“É uma conquista muito importante para a nossa capital. Representa o reconhecimento ao trabalho integrado que o nosso governo vem exercendo, desde o primeiro dia de gestão, para ressignificar a nossa cidade e consolidar Brasília como destino turístico. E quando agimos em união, avançamos muito mais. A Anseditur tem um papel importante para o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros, com articulações nacionais e internacionais. Portanto, essa nova relação nos oferece mais oportunidades para desenvolvermos uma séria de iniciativas implementadas pela Setur-DF, como o programa Turismo Cívico Pedagógico, trazendo ainda mais benefícios e desenvolvimento para toda a cadeia turística da nossa cidade”, afirma a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que passa a ter cadeira diretora na associação.
A filiação foi celebrada pelo secretário de turismo de Canela (RS) e , durante visita à Setur-DF. “A nossa associação passa a ter agora uma representante da capital federal para impulsionarmos o turismo em todo o Brasil. A secretária Vanessa representa a liderança de um grupo rumo à retomada do setor impactado nessa pandemia de Covid-19. Uma mulher visionária e empreendedora, que vem trabalhando de forma profissional, levando para o Brasil e o mundo a importância que é capital brasileira”, endossou Ângelo, ao destacar as ações integradas que o Governo do DF vem realizando em prol de Brasília e o fortalecimento da cadeia turística.
Uma demonstração dessas ações foi a conquista inédita do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). Por interlocução da Setur-DF, junto ao Banco de Brasília (BRB) e ao Ministério do Turismo, pela primeira vez, a capital federal conseguiu se habilitar para ter acesso a essa linha de crédito que existe desde 1971. Agora, empresas da cadeia turística brasiliense podem contar com essa linha de crédito de R$ 521 milhões para investir em empreendimentos do setor.
A Setur-DF também foi convidada a integrar o grupo que organiza as comemorações do Bicentenário da Independência, que será celebrado em setembro de 2022. A Comissão Interministerial, capitaneada pela Casa Civil da Presidência da República, é composta por representantes dos ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Educação e Especial Adjunta de Cultura do Governo Federal. O grupo já trabalha as ações para as festividades dirigidas ao país inteiro.