O Reino do Bahrein, que mantém excelentes relações bilaterais, comerciais e culturais com o Brasil, enviou o Ministro Interino de Relações exteriores Addulah Aldoseri, o Sheik, membro da família real, Halid Al Khalifa e outras autoridades do país .
O motivo da visita foi o lançamento da Declaração do Rei sobre coexistência pacífica entre povos de diferentes religiões e raças. Esta declaração já foi lançada nos EUA, na Europa e Brasília foi a cidade escolhida para o lançamento na América do Sul.
O presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal, Eduardo Bolsonaro e o ministro Ernesto Araújo participaram do lançamento da Declaração que tem 5 artigos.
O Centro Global para Coexistência Pacífica, Rei Hamad é um resultado natural da Declaração do Reino do Bahrein e da Cátedra Rei Hamad de diálogo inter-religioso e Coexistência Pacífica que tem bolsas de estudo para estudantes de todo o mundo na Universidade Sapienza de Roma. O objetivo é utilizar das várias ferramentas disponíveis para combater o extremismo, a violência e o ódio, empenhando-se em disseminar a mensagem de paz , amor mútuo e respeito. Todas as religiões são reconhecidas, aceitas e bem vindas no Bahrein, onde existe também a prática de cultos evangélicos.
A delegação visitou a Igreja Ortodoxa do Lago Sul no dia 18 e a Catedral de Brasília no dia 20. Em ambos os locais, mensagens de paz, amor e respeito às diferenças foram expressadas.
Ao acender cada uma das velas, uma pessoa representando cada religião fará uma prece, Nas religiões, a luz tem sempre um significado de transcendência, de mudança, de perceber caminhos que levam ao bem. Façamos deste momento de súplica, um ato de amor pelas necessidades que apresentamos.
As orquídeas brancas significam a inocência, pureza, amor puro e espiritualidade. Entregar um arranjo de orquídea branca a alguém especial é uma maneira de expressar amor puro e duradouro.