Há 140 anos nascia Otorrino Respighi, autor ainda pouco no Brasil
Um concerto italiano que celebra Roma na leitura de um grande compositor, pouco conhecido no Brasil, Otorrino Respighi, nas celebrações dos 140 anos de seu nascimento em Bolonha (1879-1936). É o que apresentará a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) na terça-feira, 3, no Cine Brasília.
“Trazer a relevante obra de Respighi é uma satisfação, sobretudo pela extrema qualidade e vivacidade de suas composições”, diz o maestro da Sinfônica, Cláudio Cohen, que cederá a batuta nesse concerto ao colega italiano Mário Leotta. A apresentação é produto de parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a embaixada da Itália.
No programa, três peças de Respighi, compositor, maestro, musicólogo, professor universitário, violista, violonista e pianista, associado ao romantismo tardio: “Pini di Roma” (Os pinheiros de Roma), “Gli Uccelli” (Os pássaros) e a “Suíte n.3 em estilo antigo”.
Em “Os pássaros” (1927), o compositor italiano parte de evocações de animais por autores dos séculos XVII e XVIII. São representados a pomba, um andante (andamento mais lento) que termina em alegro (alegre e ligeiro), a galinha, outro alegro, o rouxinol, um andante moderado e, no movimento final, o cuco, com alternâncias de andamentos para preparar volta do tema inicial.
O maestro que conduz a Sinfônica na terça, Mário Leotta, considera Respighi “um dos compositores italianos mais importantes e apreciados dos 900. No entanto, é pouco conhecido. Ele tem uma grande personalidade e merece maior visibilidade”.
Sobre sua primeira viagem ao Brasil, o maestro diz que “a impressão que tenho é de um povo maravilhoso, que me lembra as regiões do sul da Itália. Eu venho da Calábria, e as pessoas lá são muito parecidas com as brasileiras, hospitaleiras e apaixonadas. Estou feliz por estar aqui e espero voltar muitas vezes”.
Serviço
- Concerto Italiano, 3/12, 20h
- “Pini di Roma” (Os pinheiros de Roma
- “Gli Uccelli” (Os pássaros)
- “Suíte n.3 em estilo antigo”
- Regência: Mário Leotta
- Entrada franca
- Acesso por ordem de chegada até lotação do espaço. Os portões são abertos às 19:15 para idosos e pessoas com deficiência e às 19:30 para o público em geral.
- Cine Brasília, Entrequadra Sul 106/107
- Dúvidas e informações: 2017-4030