A Academia Internacional de Cultura, instituição cultural sem fins lucrativos, com 25 anos de existência, nesta sessão solene outorga o Prêmio JK, a cinco personalidades da cidade, em celebração ao aniversário do saudoso presidente,. O evento aconteceu no Museu de Arte de Brasília-MAB, no dia 12 de setembro as 17 horas. Estiveram presentes 103 convidados.
A sessão foi conduzida por Shirley Pontes, Presidente da AIC, Administradora e Gerontóloga, quem relatou a intenção do Premio JK é reconhecer o desempenho de pessoas que se destacam em suas atividades profissionais e que fazem Brasília uma melhor cidade para se viver.
O poema “ODE A JK foi declamado” pela autora, Nazareth Tunholi e Andreia Salles.
Receberam o Prêmio JK:
Bartolomeu Rodrigues, jornalista, jornalista desde 1979 nos jornais mais importantes do Brasil. É autor do livro “3 Contos de Réis”, é Secretário de Cultura e economia Criativa do Distrito Federal.
Ivonice Campos Engenheira química, pós-graduada em Gestão, Planejamento Estratégico e Relações Internacionais. Especializada em Energia, Sustentabilidade, Infraestrutura e Logística. Atualmente é Secretária da Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania; Presidente do Conselho das Mulheres Empreendedoras da ACDF; Conselheira do Fundo Desenvolvimento Social.
Graziele Goulart: Brasiliense, fotojornalista criou Conteúdo Digital denominado “@Brasília de Todos” – aborda o cotidiano com ênfase na cultura, moda, gastronomia, turismo, saúde e divulgação de eventos. Tem mais de 6 anos de existência e possui um acervo com mais 8 mil fotos da Capital Federal. A conta tem quase 50 mil seguidores.
Quelvia Heringer: Arquiteta do GDF desde os anos 70, foi responsável por fiscalizar projetos e certificar que estes estavam de acordo com o Plano Diretor de Brasília. Mais tarde foi Administradora do Plano Piloto, supervisionando, avaliando testemunhando o crescimento da cidade, dos monumentos, e de tudo que aqui prosperou.
Victor Alegria: Chegou em Brasília em 1963, fundou a livraria Encontro de Brasília, no Hotel Nacional que logo tornou-se um centro cultural. Daí nasceu a Editora Thesaurus que lançou mais de 3.500 títulos, e ganhou vários prêmios. Victor Alegria Dirigiu a Câmara do Livro do Brasil Central. “Comenda da República Romena”, sempre por atividades ligadas à cultura.
Passou-se então a posse de novos membros:
Denise Lima: Graduação em Direito e licenciatura em Letras e Pedagogia. Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Especialista em Educação e Diversidade e em Língua Portuguesa. Pesquisadora independente, em estudos das relações étnico-raciais. É também pesquisadora voluntária da Unesco. Escritora, poetisa e contista, com vários livros escritos. Ocupa a cadeira 90, cujo patrona é Maria Carolina de Jesus.
Maria Margareth Garcia Vieira: Gaúcha, Professora, advogada e escritora. Foi Presidente da Comissão de Ensino Jurídico. Atualmente é Conselheira da OAB/DF. Ocupa a Cadeira 18 da Academia Santa-Mariense de Letras, e pertence ao quadro de Escritores da ANE em Brasília. É autora do livro jurídico “A Globalização e as Relações de Trabalho”, entre outros. Ocupa a cadeira 103, cujo patrono é Jorge Amado.
A homenageada, Sra. Ivonice Campos, emocionada, usou da palavra para agradecer a premiação, elogiou à organização do evento e cumprimentou a AIC pela iniciativa do Prêmio,
A Presidente Shirley Pontes agradeceu a presença de todos e convidou para o coquetel de confraternização ao entardecer. E o evento se estendeu até as 20,30h.