Início / Cultura / Teatro dos Sentidos estreia na capital com elenco brasiliense e com apresentações voltadas para o público adulto e infantil

Teatro dos Sentidos estreia na capital com elenco brasiliense e com apresentações voltadas para o público adulto e infantil

Os espetáculos “Pluft, o Fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos” e “Feliz Ano Novo” estreiam dia 25 deste mês e fazem parte da “Mostra Comemorativa da Transferência do Teatro dos Sentidos para Brasília; durante as apresentações, o público permanece vendado enquanto os atores “provocadores” exploraram os demais sentidos da plateia

Fortalecendo o cenário cultural do Distrito Federal, na mesma medida em que aguça a curiosidade dos amantes do teatro, a “Mostra Comemorativa da Transferência do Teatro dos Sentidos para Brasília” estreia com dois espetáculos na cidade. As obras apresentadas são “Pluft, o Fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos”, adaptada da obra de Maria Clara Machado, e “Feliz Ano Novo”, que possui texto original de Paula Wenke, diretora e criadora do projeto e da técnica do Teatro dos Sentidos. As peças entram em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) a partir do dia 25 de fevereiro e vão até o dia 05 de março, sempre aos sábados e domingos, em dois horários: 16h para o público infantil e 20h para o público adulto.

Retornando à capital depois de se estabelecer por 25 anos no Rio de Janeiro, o Teatro dos Sentidos agora conta com um elenco brasiliense. Diferente das encenações convencionais, o público “assiste” às apresentações com os olhos vendados enquanto tem os demais sentidos estimulados pelo corpo de atores. “O fato do público não enxergar o elenco nos possibilita criar a magia de explorarmos os sentidos da audição, tato, olfato e paladar da plateia. O que pode acontecer até individualmente, de acordo com a história que é construída para ser compreendida sem a necessidade da audiodescrição. Pela primeira vez, a pessoa cega ou vendada pode mergulhar em uma narrativa sem ter a sua imersão emocional interrompida pela invasão necessária, porém fria, da audiodescrição”, ressalta Paula Wenke.

Elenco Teatro dos Sentidos

A formação do grupo do Teatro dos Sentidos também contempla atores de diversos estados onde já foram feitas temporadas. Dentre eles, destacam-se um ator do Rio de Janeiro, Kakau Berredo, e um de Minas Gerais, Oscar Capucho. O mineiro Oscar é um dos atores com deficiência mais importantes do cenário artístico nacional, dá aula na UFMG, é bailarino, ator profissional e maratonista. Apenas ele e uma bailarina de baixa visão performaram um  “pas de deux” no palco do Maracanã durante a abertura das paraolimpíadas de 2016. Oscar se apresenta pela primeira vez em Brasilia e encena o espetáculo “Feliz Ano Novo” e o próprio Pluft em “Pluft, o fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos”.

Arte inclusiva – Outro aspecto de relevância do projeto é a inclusão de pessoas com deficiência no elenco, alinhando-se com a campanha “We the 15%”, ou na tradução livre “Nós os 15%”, lançada nas Paralimpíadas de Tóquio em 2021. O objetivo da campanha é ser o maior movimento de direitos humanos de todos os tempos, transformando a vida de 1,2 bilhões de pessoas com deficiência no mundo até o ano de 2030. A prioridade é colocar a deficiência no centro da agenda da inclusão, ao lado da etnia, gênero e orientação sexual.  

“Sempre busco que o elenco tenha 25% de atores com alguma deficiência. Segundo dados do IBGE de 2010, 23,9% da população, ou seja, 46 milhões de pessoas declararam possuir algum tipo de deficiência física, mental ou intelectual. Infelizmente, a falta de proporção nos grandes e pequenos espaços culturais nos mostra que essa parte da população permanece invisibilizada e ainda sem a total participação nos ambientes sociais”, declara a diretora.

Ao final do espetáculo, o público já sem vendas será convidado a desfrutar de uma exposição acessível de artes plásticas e visuais instalada no palco, que contará com obras de mais de 20 artistas de Brasília. Todas elas são inspiradas em algum elemento das performances principais. Além disso, ao encerrar o espetáculo infantil, os pais vão receber um guia informativo a respeito dos dados populacionais das pessoas com deficiência e sugestões de diálogo com seus filhos sobre a importância do respeito às diferenças e também sobre temas abordados em Pluft, como medo e coragem em relação ao novo ou ao diferente.

Manifesto – Paula Wenke, Oscar Capucho e a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) lançam o Manifesto da Arte Inclusiva no dia 27/02. Na oportunidade, o ator realizará palestra e bate-papo com artistas com e sem deficiência. Nesse dia, também será apresentada uma nova técnica de audiodescrição para espetáculos com o uso de aplicativos. O local e o horário serão confirmados oportunamente. 

Sobre o Teatro dos Sentidos – O Teatro dos Sentidos surgiu em 1997 sob a idealização da dramaturga, diretora, atriz e educadora artística, Paula Wenke, graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), com o intuito inicial de se comunicar plenamente com um plateia de pessoas cegas. Em seguida, passou a ser teatro para todos, oferecendo ao público de enxergantes vendados uma experiência sensorial única e também ludicamente empática. 

Serviço

Mostra Comemorativa da Transferência do Núcleo do Teatro dos Sentidos para Brasília 

Espetáculo Infantil: “Pluft, o Fantasminha vai ao Teatro dos Sentidos” de Maria Clara Machado, sábado e domingo (25 e 26/02; 04 e 05/03) – às 16h

Espetáculo Adulto: “Feliz Ano Novo” de Paula Wenke, sábado e domingo (25 e 26/02; 04 e 05/03) – às 20h

Local: Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul

Entrada Gratuita mediante ingresso no Sympla – https://www.sympla.com.br/produtor/teatrodossentidos

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

“Casa Baco Music Festival” apresenta sua programação semanal para você vivenciar experiências musicais e gastronômicas únicas

Toda quinta, sexta e sábado, desfrute de atrações musicais incríveis. Na quinta-feira, o duo Thais …