Uma cocriação entre Cinema Urbana e Coletivo Transverso
A partir de uma provocação e a convite da direção artística do Cinema Urbana, o Coletivo Transverso criou uma experiência imersiva por ruas, becos e praças do Setor Comercial Sul. Na Visita Sonora, participantes, guiados por um mapa, transitam pelo local e são surpreendidos por áudios, transmitidos via fone de ouvido, além de detalhes da paisagem urbana, por muitos pouquíssimo explorada. Associados da AADV (Associação dos Amigos do Deficiente Visual), irão participar da vivência.
A ambientação sonora traz poemas, textos além de ruídos gravados em horários de grande movimentação, já a paisagem conduz o olhar do passeante por lambe-lambes e interferências urbanas criadas pelo Coletivo. Detalhe, a visita acontece em um horário não comercial, portanto, quando o SCS está vazio de sua habitual agitação cotidiana. Patrícia Del Rey, integrante do Transverso, arrisca dizer que se trata de um “cinema imersivo onde a personagem, no caso o participante, está presencialmente inserida na cena”.
Quando o olhar sobre a rua se “des-insensibiliza” diante do poema imprevisto na calçada, cada esquina passa a representar a oportunidade do acaso, a chance de encontrar uma dramaturgia, de descobrir novos sentidos, de formular novas cenas cotidianas. Visita Sonora é um convite a passear pela cidade não mais contando os minutos que escorrem de nossos pulsos, mas procurando a poesia viva nos espaços compartilhados.
O Coletivo Transverso foi criado em 2011 com o propósito de pesquisar, desenvolver e realizar intervenções poéticas no espaço público. Desde então trabalha com arte urbana e poesia, a partir de técnicas como o estêncil, o lambe-lambe, o grafite, a projeção, a performance, a criação de monumentos, entre outras.
Com o tema “Memórias em Construção”, Cinema Urbana, nesta edição de 2019, tem por objetivo promover o debate acerca da noção do patrimônio e dos processos de construção da memória na sociedade contemporânea. Fluxos migratórios, turismo em massa, aumento da população nos centros urbanos e novas formas de sociabilidades permeiam as narrativas dos filmes selecionados.
O evento, que acontecerá de 8 a 12 de outubro de 2019, vai ocupar o Cine Drive-in, os Institutos Federais do Recanto das Emas e de Samambaia e, no Setor Comercial Sul, o Museu Correios, o Corredor Central e a CAL – Casa da Cultura da América Latina da UnB. Além da exibição de filmes, serão realizados painéis temáticos, palestras com pesquisadores (brasileiros e estrangeiros), e intervenções artística e urbana em espaços públicos, tudo com entrada franca.
A ação acontece em parceria com a Associação dos Amigos do Deficiente Visual – AADV. Pessoas com baixa visão ou cegas, associadas à AADV e/ou interessadas, contarão com assistência para participar da Visita Sonora.
Serviço:
- Visita Sonora, do Coletivo Transverso, em Cinema Urbana
- Dia e horários: Sábado, 12 outubro, às 10h e às 11h (sendo este segundo horário para cegos ou pessoas com baixa visão)
- Ponto de encontro: CAL – Casa da Cultura da América Latina
- Endereço: SCS Quadra, 4 – Edifício Anápolis
- Entrada franca, retirada de ingressos em sympla.com.br/visita-sonora–10h__658156
- Duração: 60 minutos
- Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
- O público deve levar fone de ouvido
- Programação completa e mais informações de Cinema Urbana: cinemaurbana.com/