Início / Eventos / 18º PRÊMIO ENGENHO DE COMUNICAÇÃO REVELA VENCEDORES, EM CERIMÔNIA DE GALA NA EMBAIXADA DE PORTUGAL

18º PRÊMIO ENGENHO DE COMUNICAÇÃO REVELA VENCEDORES, EM CERIMÔNIA DE GALA NA EMBAIXADA DE PORTUGAL

Júri de Notáveis Destaca Jornalistas e Veículos de Comunicação da Capital do País

Márcia Zarur e Márcia Witzack

Criado para destacar a relevância da Imprensa que produz notícias a partir da Capital do país, o 18º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia anunciou os vencedores da edição 2023, em cerimônia de gala, dia 12 de dezembro (ontem), na Embaixada de Portugal. Foram contemplados jornalistas e veículos de comunicação em dez categorias, mais a homenagem especial, in memorian, à editora de Opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi, que venceu como Jornalista do Ano.

As escolhas dos finalistas e vencedores são feitas por uma comissão julgadora de personalidades que representam diversos segmentos da sociedade civil. O Júri é formado por quem valoriza o Jornalismo e a liberdade de imprensa. A criação e organização do Prêmio é feita pela jornalista Kátia Cubel, diretora da Engenho Comunicação. Patrocinadores apoiam a iniciativa, que ontem (12 de dezembro) reuniu cerca de 400 convidados para aplaudir os melhores da Imprensa, na Capital do Brasil.

Jurados e Kátia Cubel

Comissão Julgadora

– Cristiane Damasceno, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada e presidente do Júri 2023 do Prêmio Engenho de Comunicação;

– Doutora Jane Klébia, deputada distrital e Procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do DF;

– Eliziane Carvalho, jurista e diretora jurídica do Senar Nacional;

– Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal;

– Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro;

– Prof. Carlos Bastide Horbach, jurista e ex-ministro do TSE;

– Prof. Bruno Nalon, docente de comunicação no IDP, Uniceub e UniProjeção.

Embaixador Luís Faro e Kátia Cubel

O Evento

Os cerca de 400 convidados foram recepcionados, na Embaixaa de Portugal, por um coquetel, ao som do DJ Kaká Guimarães. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório da Embaixada, transformado pela decoradora Tatiana Guerra em um lindo salão de gala.  O grupo Fala Materna, que interpreta canções clássicas da Língua Portuguesa, fez um pocket show de abertura. O repertório escolhido foi dedicado ao embaixador de Portugal, Luís Faro, em homenagem à parceria que ele mantém com o Prêmio Engenho.

As jornalistas Márcia Witczak e Márcia Zarur foram as mestres de cerimônia. Personalidades e autoridades — entre elas o ator Adrano Siri, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a ministra do TST Cristina Peduzzi e a diretora da Antaq, Flávia Takafashi — foram convidadas para entregar o troféu do Prêmio Engenho aos vencedores.

O filho de Dad Squarisi, Marcelo Squarisi, recebeu com lágrimas nos olhos e voz embargada a homenagem feita pelo Prêmio Engenho à sua mãe, Dad Squarisi. Ele pediu, em sua fala, que a Imprensa e a sociedade divulguem mais a doação de medula óssea, que só pode ser feita até os 35 anos de idade, e que salva muitas vidas. O anúncio de cada vencedor era celebrado pelas equipes premiadas.

O Prêmio foi criado em 2004 para destacar as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da Imprensa na Capital do país. Mais de 90% das manchetes dos veículos de comunicação brasileiros, ou sobre o Brasil no exterior, são escritas em Brasília. No entanto, até a instituição do Prêmio Engenho de Comunicação, os profissionais que atuam a partir da Capital do país não eram reconhecidos, proporcionalmente à sua relevância profissional. “Desde a primeira edição, o Prêmio Engenho difunde valores filosóficos, apoiado em cinco princípios: liberdade de impresa, ética, transparência, cidadania e democracia. Nosso compromisso se torna mais intenso a cada ano”, explica Kátia Cubel. 

PATROCINADORES

O Prêmio Engenho de Comunicação só é possível devido ao apoio de organizações que patrocinam a iniciativa, por apoiar os pilares da premiação. Neste ano, os patrocinadores são: Sistema CNA-Senar, Senai-Sesi-Fibra (Federação das Indústrias de Brasília) e Alves Corrêa & Veríssimo Advocacia. Apoios Institucionais: Sistema Cofeci-Creci, Conselho Federal da OAB e Embaixada de Portugal. Apoio: BR-Visa.

PRINCÍPIOS DO PRÊMIO ENGENHO

O Prêmio Engenho se baseia em cinco pilares: liberdade de imprensa, ética, transparência, democracia e cidadania.

VENCEDORES

Veículo Impresso Diário: Correio Braziliense

Melhor Revista: Revista GPS

Melhor Coluna: Eixo Capital – Ana Maria Campos (Correio Braziliense)

Melhor Programa de Rádio: CBN Brasília

Âncora de Rádio: Thalyta Almeida – Band Brasília

Melhor Programa de TV: Bom Dia DF

Âncora  de TV: Viviane Costa – SBT Brasília

Melhor Site; Metrópoles

Cobertura de Brasília: Correio Braziliense

Análise de Conjuntura: Basília Rodrigues

Homenagem Especial à Jornalista do Ano: Dad Squarisi (in memorian)

Sobre paulobsbdetodos

Também confira

Buraco do Jazz celebra 64 anos de Brasília, com festival no Panteão da Pátria

A Capital Federal completa 64 anos neste mês de abril, celebrando a riqueza e a …